
TV Paraná Turismo vai transmitir a 2ª divisão do Campeonato Paranaense 2023
Segundo o governador, a parceria entre o Estado e a FPF, que também contará com um patrocínio da Sanepar, é benéfica para todos os envolvidos. “O......

Publicado em
Por CGN

Os torcedores dos clubes de futebol paranaenses que disputam a segunda divisão do campeonato estadual de 2023 terão a oportunidade de acompanhar os principais jogos da competição pela televisão. A TV Paraná Turismo e a Federação Paranaense de Futebol (FPF) fecharam um acordo para a transmissão dos jogos, anunciado nesta quinta-feira (27) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Segundo o governador, a parceria entre o Estado e a FPF, que também contará com um patrocínio da Sanepar, é benéfica para todos os envolvidos. “O esporte atrai muito público e a transmissão dos jogos fortalece os nossos clubes com a atração de novos patrocinadores e torcedores, serve de vitrine para os jogadores e ajuda a tornar mais atrativa a programação da TV Paraná Turismo, que é um importante instrumento de divulgação do Estado”, afirmou.
“Temos vários clubes que são organizados e têm força regional, e que terão a oportunidade de envolver ainda mais as cidades do Interior neste grande evento, cuja transmissão pela TV Paraná Turismo, que é a TV de todos os paranaenses, é algo inédito”, acrescentou Ratinho Junior.
A estreia da competição acontecerá neste sábado (29), às 15h30, com embates entre o PSTC (Alvorada do Sul) e o Apucarana – a partida será em Alvorada do Sul – e entre Andraus Brasil, de Campo Largo, e o Grêmio Maringá, jogo que acorrerá em Curitiba. Ao todo serão nove rodadas classificatórios na primeira etapa, mais quatro de mata-mata (ida e volta) na segunda fase e a grande final, a ser disputada em dois jogos em julho.
Os dois melhores times garantem vaga na primeira divisão estadual em 2024, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a terceira divisão.
VALORIZAÇÃO – De acordo com o presidente da FPF, Hélio Cury Filho, que assumiu o mandato à frente da instituição há alguns dias, o apoio do Estado à segunda divisão do Paranaense é uma forma de valorização do esporte em nível regional.
“Será um grande campeonato, com clubes de renome e tradição que já vêm se preparando há alguns meses, e a transmissão pela TV Paraná Turismo é de suma importância para os clubes, que poderão entregar mais para os seus patrocinadores e torcedores”, disse. “Além dos jogos transmitidos ao vivo na TV aberta, os torcedores poderão acompanhar todos os mais de 50 jogos da competição pelas redes sociais da Federação”, informou o presidente da FPF.
TABELA – Os últimos times promovidos foram o Grêmio Maringá e o Patriotas (de Curitiba), campeão e vice da terceira divisão, respectivamente. O Araucária ficou na terceira posição e, devido à desistência do União de Beltrão, assumiu uma vaga na segunda divisão. Além deles, o Paraná Clube, rebaixado na divisão principal em 2022, também disputará o campeonato.
Completam a tabela da 2ª divisão do Paranaense 2023 o Andraus, de Campo Largo, Apucarana, Araucária, Iguaçu (União da Vitória), Laranja Mecânica (Arapongas), PSTC (Alvorada do Sul) e Toledo.
Para o presidente do Paraná Clube, Rubens Ferreira Silva, a transmissão dos jogos ajudará a dar visibilidade em um momento de reconstrução de um dos mais tradicionais times do Estado. “A série B do Paranaense é complicada, especialmente porque vamos cumprir cinco jogos de punição com portões fechados, então a visibilidade dada pela TV ajuda a aproximar o clube do nosso maior patrimônio, que é a torcida”, comentou.
Na opinião do presidente do Grêmio Maringá, a participação do Governo do Estado ajuda a democratizar o futebol em todo o Paraná. “É um facilitador para que os clubes, com o ajuda do poder público, divulguem o grande futebol paranaense, para que o interior também seja valorizado”, disse.
CÍRCULO VIRTUOSO – Na avaliação do secretário de Estado do Esporte, Hélio Wirbiski, a inserção de uma programação esportiva na TV Paraná Turismo gera um círculo virtuoso para o Estado. “O planejamento é que a TV possa abraçar grandes eventos esportivos, que em 2023 são mais de 30 já programados, valorizando o futebol paranaense, mas também outras categorias, como skate, surf, vôlei e atletismo, o que valoriza os atletas, movimenta as cidades e atrai patrocinadores”, defendeu.
PRESENÇAS – Também participaram do anúncio o secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata; o presidente da Sanepar, Claudio Stabile; o deputado estadual Hussein Bakri; o vice-presidente da CBF, Helio Pereira Cury; o vice-presidente da FPF, Christiano Puppi; o presidente do Araucária, Eduardo Blaczack; o presidente do Patriotas, Olaides Ferreira; o diretor de Futebol do Apucarana, José Airton Junior; o diretor de Futebol do Laranja Mecânica, Carlos Peixoto Junior; e o diretor Social do Iguaçu, Emanuel Gabardo.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou