CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a População é convidada a fotografar biodiversidade da Grande Curitiba em desafio mundial
População é convidada a fotografar biodiversidade da Grande Curitiba em desafio mundial. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

População é convidada a fotografar biodiversidade da Grande Curitiba em desafio mundial

No ano passado, a participação de Curitiba e Região Metropolitana contabilizou mais de 2,3 mil observações, de aproximadamente 700 espécies, por 118 participantes. Os......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a População é convidada a fotografar biodiversidade da Grande Curitiba em desafio mundial
População é convidada a fotografar biodiversidade da Grande Curitiba em desafio mundial. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

De sexta (28/4) a segunda-feira (1º/5), a população da Grande Curitiba é convidada a participar de mais uma edição da maratona fotográfica mundial City Nature Challenge – Desafio Mundial Natureza das Cidades. O objetivo da competição, que acontece desde 2018 internacionalmente, é incentivar a divulgação das espécies de plantas e animais, o que colabora para a conservação da biodiversidade. 

No ano passado, a participação de Curitiba e Região Metropolitana contabilizou mais de 2,3 mil observações, de aproximadamente 700 espécies, por 118 participantes. Os números garantiram a primeira colocação no Brasil. Em todo o mundo, foram 1,6 milhão de observações, de mais de 50 mil espécies, por quase 70 mil participantes.

  • Zoo de Curitiba é parceiro de projeto para conservação de muriquis-do-sul em Castro
  • Profissionais da limpeza pública de Curitiba recebem homenagem na Prefeitura
  • Peça interativa da Família Folhas chega às crianças do Bairro Novo e Boa Vista em Curitiba

“Esperamos um engajamento ainda maior para manter ou melhorar o resultado. Em 2021, quem liderou as observações no Brasil foi a região da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro”, contou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edson Evaristo.

Para isso, a equipe do Museu de História Natural Capão da Imbuia vai promover atividades na sexta-feira (28/4), com estudantes nos períodos da manhã e da tarde, e no sábado (29/4), com o público geral, a partir das 14h30. 

“Vamos mobilizar a comunidade para registrar a fauna local”, explicou a chefe do Museu, Patricia Weckerlin. Os participantes serão convidados a fazer a observação e os registros das espécies encontradas no Bosque Capão da Imbuia, onde fica o Museu.   

Como participar

As fotos – da fauna ou da flora da região – vão para a plataforma iNaturalist. Todos os registros locais estarão disponíveis na página criada especialmente para a finalidade. O upload pode ser feito via aplicativo, disponível para iOS e Android. 

Desde 2020, em Curitiba e RMC, a organização é do projeto de extensão BioTiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto, de contribuição voluntária dos estudantes e professores da Universidade, também promove ações para ampliar as observações para o Desafio. 

Identificação e resultados

O resultado será divulgado no dia 8 de maio (segunda-feira). Entre os dias 2 e 7, as equipes farão a identificação dos registros e a contagem das contribuições.
 

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN