CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Sonda lunar privada japonesa perde contato com a Terra instantes antes do pouso

“Nós perdemos a comunicação, então temos que deduzir que nós possivelmente não completamos o pouso na superfície”, disse Takeshi Hakamada, fundador e CEO da empresa na...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A empresa japonesa ispace tentou pousar sua própria espaçonave na Lua nesta terça-feira, 25, mas não conseguiu confirmar o sucesso da operação, pois os controladores de voo perderam contato com o equipamento momentos antes do pouso planejado.

“Nós perdemos a comunicação, então temos que deduzir que nós possivelmente não completamos o pouso na superfície”, disse Takeshi Hakamada, fundador e CEO da empresa na transmissão ao vivo que mostraria o momento do pouso. Logo em seguida, o sinal da transmissão foi cortado e os técnicos checavam o que ocorreu.

Primeira empresa privada a pousar na Lua

O contato com a espaçonave foi perdido quando o módulo de pouso desceu os últimos 33 pés (cerca de 10 metros), viajando a cerca de 25 km/h. Se tivesse sido bem-sucedida, a ispace teria sido a primeira empresa privada a realizar um pouso lunar.

Até o momento, apenas três governos conseguiram aterrissar na lua com sucesso: Rússia, Estados Unidos e China. Uma organização sem fins lucrativos israelense tentou pousar na lua em 2019, mas sua espaçonave foi destruída no impacto.

A espaçonave japonesa de 2,3 metros carregava um mini rover (veículo de exploração espacial) lunar dos Emirados Árabes Unidos e um robô de brinquedo do Japão projetado para rolar na poeira lunar. Também havia itens de clientes particulares a bordo.

Nomeada Hakuto, algo como “coelho branco” em japonês, a espaçonave tinha como alvo a cratera Atlas na seção nordeste do lado próximo da lua, com mais de 87 quilômetros de diâmetro e pouco mais de 2 quilômetros de profundidade.

Hakuto fez uma rota longa e indireta para a lua após sua decolagem em dezembro, transmitindo fotos da Terra ao longo do caminho.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN