CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Regionais de Curitiba distribuem mudas gratuitas de árvores nativas para a população
Regionais de Curitiba distribuem mudas de árvores nativas a partir desta terça. Foto: Hully Paiva/SMCS

Regionais de Curitiba distribuem mudas gratuitas de árvores nativas para a população

As regionais Bairro Novo, Boa Vista e Cajuru abrem a programação. A distribuição em cada um dos locais acontece até o fim dos estoques. ......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Regionais de Curitiba distribuem mudas gratuitas de árvores nativas para a população
Regionais de Curitiba distribuem mudas de árvores nativas a partir desta terça. Foto: Hully Paiva/SMCS

A partir desta terça-feira (25/4), acontece a distribuição de mudas nativas pelo Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba nas dez regionais da cidade. Serão entregues 10 mil mudas (mil por regional) de espécies como araçás, aroeiras-vermelhas, dedaleiros e ipês, entre outras, da produção do Horto Municipal da Barreirinha. 

As regionais Bairro Novo, Boa Vista e Cajuru abrem a programação. A distribuição em cada um dos locais acontece até o fim dos estoques. 

  • VEJA AQUI onde e quando buscar sua muda

O Desafio 100 Mil Árvores foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o projeto passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza quase 334 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”.

  • Com novo sistema, Curitiba quer aumentar e melhorar a produção de mudas para arborização viária
  • Famílias aprendem sobre conservação da água e uso racional de resíduos no Zoo de Curitiba
  • Curitiba começa a testar ônibus elétricos da BYD na próxima sexta-feira
  • Fazenda Urbana de Curitiba abre inscrições para cursos gratuitos de compostagem e hortas

A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, lembra o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliadas nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, reforça. 

Como plantar?

Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras. “É preciso respeitar as normas de urbanização da cidade”, explica o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro. 

O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.

Confira mais ações sustentáveis que você pode fazer pela cidade e pelo planeta no site da Família Folhas.

Onde buscar a sua muda

TERÇA-FEIRA (25/4)
REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700 (das 8h30 às 12h e das 14h às 17h)
REGIONAL BOA VISTA – Av. Paraná 3.600 (a partir das 14h)
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 (a partir das 14h)

QUARTA-FEIRA (26/4)
REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 (a partir das 8h30)
REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n (a partir das 9h)

QUINTA-FEIRA (27/4)
REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033 (a partir das 9h)
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 (a partir das 9h)
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa – Centro  (a partir das 13h)

SEXTA-FEIRA (28/4)
REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 (das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30)

QUARTA-FEIRA (3/5)
REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (a partir das 9h)

*A distribuição vai até o fim dos estoques

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN