CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Tax Free para turistas estrangeiros movimentaria R$ 2,1 bilhões
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Tax Free para turistas estrangeiros movimentaria R$ 2,1 bilhões

A restituição de valores para turistas estrangeiros por meio de isenção dos impostos, chamada Tax Free, provocaria aumento nos gastos deles no Brasil, e resultaria em......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Tax Free para turistas estrangeiros movimentaria R$ 2,1 bilhões
© Tomaz Silva/Agência Brasil

A restituição de valores para turistas estrangeiros por meio de isenção dos impostos, chamada Tax Free, provocaria aumento nos gastos deles no Brasil, e resultaria em uma movimentação financeira anual para o país de US$ 411,6 milhões, o equivalente a R$ 2,1 bilhões.

A conclusão é da pesquisa Turismo Internacional: Satisfação e Consumo no estado do RJ e Tax Free, realizada em março, pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro (IFec RJ), com turistas estrangeiros na área de embarque do Aeroporto Internacional Galeão Tom Jobim, zona norte do Rio.

Os dados mostram que, enquanto o consumo médio por turista sem o programa é de US$ 542,9, com a implantação da isenção os turistas passariam a gastar US$ 665,5 em média.

Dentre os entrevistados, 48,7% já ouviram falar de Tax Free e, entre eles, 27,3% acham que a isenção tributária é importante para efetuar as compras.

A pesquisa mostra que 50,7% dos turistas entrevistados já se beneficiaram de programas semelhantes em viagens a outros países que adotam Tax Free. Após explicar como funciona a restituição para quem a desconhecia e para os que já conhecem, 53,7% afirmaram que ela estimula o consumo: “73% acham que o Brasil deveria adotar o programa de reembolso, sendo que 46,2% revelaram que gastariam mais ou passariam a comprar com a adoção da medida”, diz nota do IFec RJ.

Rio de Janeiro

Para 74,5% dos entrevistados, o Rio de Janeiro é um bom lugar para férias e compras, além de não ser caro. Enquanto estavam em viagem pelo estado, 60,5% dos turistas internacionais fizeram compras.

As roupas foram os produtos mais comprados e alcançaram 64,1% na preferência desses visitantes. Já os gastos com alimentos e bebidas para serem levados para seus países de origem chegou a 37,2%.

O Brasil não adota o sistema de reembolso que, geralmente, é restituído ao turista na saída do país, mas há projetos em tramitação no Congresso com esta proposta.

O estudo mostra que 83,4% dos entrevistados escolhem o Rio para turismo, lazer e passeio. Para outros 11,3%, o motivo da viagem são os negócios. O tempo médio de pernoite dos visitantes é de dez dias, mas entre eles 48,9% ficam em média entre oito e 30 dias no estado.

Hospedagem

A maioria dos turistas estrangeiros no Rio prefere se hospedar em hotéis (64,4%) e pousadas (20,7%). Na sequência, a preferência são os imóveis ou quartos alugados via plataformas digitais (17,7%), com a predominância do Airbnb.

Os gastos de 49,9% dos turistas pesquisados ficaram entre US$ 201 e US$ 1.000, sendo a média de US$ 542,9.

“Por ser um destino amigável para compras, se comparado aos seus países de origem, os turistas gastariam em média US$ 786,6 com os mesmos produtos comprados no Rio”, indicou o estudo.

A importância de ter uma lembrança da viagem (55,9%) foi o principal fator para a decisão de compra desses turistas. Em seguida, vieram o valor mais baixo do que em seu país (31,5%) e a qualidade do produto comprado (26,1%).

“Na pesquisa mostramos a percepção da satisfação do turista estrangeiro e o potencial de crescimento que a cidade e o estado têm para o consumo. O Rio é lazer, mas também é amigável para compras por se tratar de um destino barato, com preços responsáveis.”

A Fecomércio informou que o objetivo da sondagem foi mensurar os benefícios que um programa de reembolso, como o Tax Free, pode proporcionar ao setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro, além de apurar indicadores de satisfação e compreender o comportamento de compras e o perfil dos turistas que estiveram no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas:

Paraná participa de uma das maiores feiras globais do mercado de cruzeiros em Miami
Paraná participa de uma das maiores feiras globais do mercado de cruzeiros em Miami
Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas
Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas
Santiago e Buenos Aires: Paraná ganha dois novos voos internacionais pelo Afonso Pena
Santiago e Buenos Aires: Paraná ganha dois novos voos internacionais pelo Afonso Pena
Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação
Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação
Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
Com participação de 13 escolas de Piên, projeto Turismo na Escola chega à RMC
Com participação de 13 escolas de Piên, projeto Turismo na Escola chega à RMC
Feiras, festas gastronômicas e turismo religioso estão no calendário de abril no Paraná
Feiras, festas gastronômicas e turismo religioso estão no calendário de abril no Paraná
Estado integra ação para valorizar o turismo nas vilas caiçaras do Litoral
Estado integra ação para valorizar o turismo nas vilas caiçaras do Litoral
Paraná vira cenário de série espanhola que divulga cenários paradisíacos
Paraná vira cenário de série espanhola que divulga cenários paradisíacos
Estado integra ação para valorizar o turismo em vilas caiçaras do Litoral do Paraná
Estado integra ação para valorizar o turismo em vilas caiçaras do Litoral do Paraná
Parques nacionais do país batem recorde de público em 2023
Parques nacionais do país batem recorde de público em 2023
Turismo no Rio de Janeiro movimentou R$ 2,35 bilhões
Turismo no Rio de Janeiro movimentou R$ 2,35 bilhões
Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro de luxo Silver Wind
Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro de luxo Silver Wind
Expo Londrina terá estande de promoção do turismo do Norte e Norte Pioneiro
Expo Londrina terá estande de promoção do turismo do Norte e Norte Pioneiro
Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo Paraná
Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo Paraná
Portal paranaense que reúne dados do turismo no Estado chama a atenção no Smart City
Portal paranaense que reúne dados do turismo no Estado chama a atenção no Smart City
Paraná vai receber convenção de operadora de turismo com 800 agentes de viagem em 2025
Paraná vai receber convenção de operadora de turismo com 800 agentes de viagem em 2025
Workshop debate estratégias de expansão do conceito de Destino Turístico Inteligente
Workshop debate estratégias de expansão do conceito de Destino Turístico Inteligente
Paraná aposta na informação para desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes
Paraná aposta na informação para desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes
Turismo brasileiro cresceu quase 8% em 2023, aponta Fecomercio
Turismo brasileiro cresceu quase 8% em 2023, aponta Fecomercio
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais