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Imagem referente a Estrada da Boiadeira e Viaduto do Catuaí se destacam nas obras do Noroeste e Centro-Oeste
Pavimentação da Estrada BoiadeiraFoto: DER

Estrada da Boiadeira e Viaduto do Catuaí se destacam nas obras do Noroeste e Centro-Oeste

Em março, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a licitação do novo trevo Catuaí, que vai receber o nome Viaduto Divanir Braz Palma, em Maringá.......

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Por CGN

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Imagem referente a Estrada da Boiadeira e Viaduto do Catuaí se destacam nas obras do Noroeste e Centro-Oeste
Pavimentação da Estrada BoiadeiraFoto: DER

Os primeiros 100 dias da segunda gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior marcaram o avanço de obras e licitações importantes nas regiões Noroeste e Centro-Oeste. Entre elas está a pavimentação da Estrada da Boiadeira, na divisa com o Mato Grosso do Sul, o lançamento do edital do Viaduto do Catuaí, em Maringá, contratação de estudos, conservação de rodovias e reforço de segurança viária, entre outros.

Veja o balanço do que foi realizado em 2023 até o momento:

Lançamento do edital do Viaduto do Catuaí

Em março, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a licitação do novo trevo Catuaí, que vai receber o nome Viaduto Divanir Braz Palma, em Maringá. A obra resolve um gargalo na região central da cidade, no entroncamento entre a BR-376, a PR-317 e a Avenida João Pereira, e tem prazo de conclusão de dois anos após ser iniciada.

A licitação será na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), que prevê a elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia e a execução da obra pela empresa vencedora. O orçamento é sigiloso, conforme previsto em lei, visando estimular as empresas interessadas a estudarem cuidadosamente a documentação do edital para elaborarem suas propostas.

Pavimentação da Boiadeira quase concluída

Aguardada por décadas pela população, a pavimentação e restauração da Estrada da Boiadeira saiu do papel. As obras atingiram 99,8% de conclusão. A obra é considerada um dos mais importantes projetos rodoviários do Paraná e foi viabilizada graças a um acordo costurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior com o governo federal e a Itaipu Binacional. Até o momento, foram investidos mais de R$ 281 milhões, com recursos bancados pela hidrelétrica.

A Boiadeira irá facilitar, agilizar e baratear a ligação do Paraná com o Mato Grosso do Sul, os dois maiores produtores do agronegócio do Brasil. A revitalização tem o seu início na divisa com o MS, em Icaraíma (distrito de Porto Camargo), e vai até Umuarama (distrito de Serra dos Dourados).

O trecho tem 46,91 quilômetros de extensão, sendo 13,3 km de restauração entre Porto Camargo e Icaraíma, e novo pavimento de Icaraíma até Serra dos Dourados, com direito à sinalização, contornos e nove viadutos para facilitar os acessos aos perímetros urbanos.

Licitação de novos viadutos em Sarandi

O DER/PR publicou no início de abril a notificação de vencedor da licitação para executar dois novos viadutos na BR-376 em Sarandi, na região Noroeste. A obra terá investimento de R$ 36,8 milhões.

Serão duas interseções em desnível ligando as vias marginais da BR-376 (Av. Antônio Volpato e Av. Ademar Bornia), passando sobre as pistas principais da rodovia federal através de dois viadutos alongados, em formato ferradura, funcionando como bolsões incorporados às marginais.

Além de servir como retornos para o tráfego de longa distância, os viadutos também serão ligação entre as regiões Norte e Sul do município. A previsão de execução, após emissão de ordem de serviço, é de 12 meses, com os primeiros meses dedicados aos projetos e serviços iniciando no trecho a partir do sexto mês.

Contratação para os estudos de viabilidade da nova ponte Paraná – Mato Grosso do Sul

O DER/PR homologou a contratação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção de uma nova ponte de ligação do Estado com o Mato Grosso do Sul. A obra será no Rio Paraná, entre o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, na região Noroeste, com o município sul-mato-grossense de Taquarussu.

O objetivo é apontar vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas para verificar de fato a viabilidade da obra.

O prazo para conclusão do EVTEA será de 18 meses, a contar após a emissão da ordem de serviço. O investimento é de R$ 2.992.382,95, custeado pela Itaipu Binacional, após parceria firmada com o governo estadual em 2022.

Licitação de recuperação de acostamentos entre Umuarama e Xambrê

Foi homologado o resultado da licitação de recuperação dos acostamentos da PR-489, que liga os municípios de Umuarama e Xambrê. Serão investidos R$ 3.959.086,98 nas melhorias, contemplando ambos lados da rodovia, em uma extensão de 17,32 quilômetros. Segundo estudo do DER/PR, mais de 1.700 veículos por dia trafegam pelo trecho que liga os dois municípios, que, somados, têm aproximadamente 120 mil habitantes.

Retomada da duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu

A obra de duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, foi retomada após meses de uma disputa judicial. Os serviços estão concentrados na etapa de terraplenagem e implantação de dispositivos de drenagem, particularmente vulneráveis às condições climáticas.

Mesmo com as intensas chuvas nos primeiros meses, os trabalhos avançaram. A obra atingiu a marca de 17,27% de execução na medição mais recente, com destaque para continuidade nas obras da nova ponte sobre o Rio Pirapó.

Nos trechos das pistas novas com a terraplenagem concluída, já começaram os serviços de pavimentação, atualmente em 12,91%. A duplicação prevê um trecho de 21,82 quilômetros, que inclui também cinco quilômetros de vias marginais, três viadutos, dez retornos em nível e duas passarelas, além de galerias celulares, passa-fauna e nova sinalização horizontal e vertical. O investimento será de R$ 183.456.873,42.

Convênio para nova ponte entre Maringá e Sarandi

A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística fechou um convênio para construção de uma ponte entre Maringá e Sarandi. O investimento será de R$ 5,59 milhões, sendo R$ 5,13 milhões de aporte do Estado e R$ 456 mil da Prefeitura de Maringá.

A ponte será construída sobre o Ribeirão Pinguim, ligando a Avenida Mario José de Faria Ferraz, zona Sul de Maringá, com a Avenida Nova São Paulo, em Sarandi. Com a rápida expansão da zona urbana da região, a ligação entre os municípios se tornou um problema para a população. No local, já existe uma ponte antiga e precária, sem pavimentação e de difícil acessibilidade. A nova terá pistas duplicadas trazendo mais agilidade e conforto para o deslocamento dos moradores. A prefeitura publicou recentemente o edital para contratação da obra.

Terceiras faixas da PR-323 quase concluídas

Estão quase concluídas as obras de implantação das novas terceiras faixas na PR-323, entre os municípios de Doutor Camargo e Iporã. Os serviços alcançaram 88%. Ao todo serão 23,89 km de terceiras faixas. Estão em conclusão os últimos dois segmentos, que ainda receberão sinalização, com a pintura de faixas e a instalação de placas e demais dispositivos.

Os novos segmentos foram implementados em um trecho de 175 quilômetros, que passa ainda por Umuarama e Cianorte, facilitando ultrapassagens e evitando manobras perigosas em uma rodovia estadual de intenso tráfego de caminhões. O prazo para entrega é final de maio deste ano.

Obras de conservação de rodovias estaduais

O DER/PR iniciou novas obras de conservação de 238,25 quilômetros de rodovias estaduais da região Noroeste, com a denominação Lote C da Superintendência Regional Noroeste, no programa de conservação do pavimento Proconserva. Os serviços vão beneficiar diretamente mais de 170 mil habitantes de 17 municípios, além do tráfego de longa distância.

O Governo do Paraná está investindo R$ 36 milhões nos reparos de nove rodovias. Os primeiros serviços, já iniciados, são os tapa-buracos nas rodovias com maior necessidade (em andamento na PR-463). Serão atendidas no pacote trechos da PR-317, PR-454, PR-218, PR-340, PR-458, PR-461, PR-542 e PR-935.

Investimentos do Proseg Paraná

Estão em execução os serviços de reforço de segurança viária nas rodovias estaduais. No Centro-Oeste, já foram investidos R$ 4.145.493,10 nos primeiros meses do ano em sinalização, pintura de faixas, instalação de tachas refletivas e defensas metálicas. Ainda serão atendidos 1.519,14 km da região. Já no Noroeste, o investimento em 2023 alcançou R$ 2.965.101,98, com atendimento previsto para 1.590,46 km. Os trabalhos integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil.

Atendimentos de guinchos

O DER/PR registrou mais de 5.269 atendimentos nas principais rodovias do Noroeste e Centro-Oeste (BR-369, BR-376, PR-317, PR-444, BR-158 e PR-986). São serviços gratuitos como guinchos em casos de panes e atendimento para prestação de socorro aos usuários. O atendimento é feito pelo Centro de Operações Integradas (COI) do DER/PR através do telefone 0800 400 0404.

Fonte: AEN

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