CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Com teto de gastos, PLDO tem apenas R$ 24 bi para evitar ‘shutdown’ da máquina, diz Tebet

“Sabemos que apenas 6% do orçamento são despesas discricionárias que o governo tem alguma liberdade. Os outros 94% são despesas obrigatórias e não temos espaço de...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira, 17, que sem a aprovação do novo arcabouço fiscal e com a permanência do teto de gastos, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024 possui apenas R$ 24 bilhões em recursos para evitar o shutdown da máquina pública. Segundo ela, com o teto de gastos todos os programas sociais ficaram comprometidos.

“Sabemos que apenas 6% do orçamento são despesas discricionárias que o governo tem alguma liberdade. Os outros 94% são despesas obrigatórias e não temos espaço de manipulação positivamente em relação ao orçamento. O teto ruiu, caiu e não existe mais. E precisamos do novo arcabouço fiscal”, disse a ministra.

Tebet afirmou que o governo não quer diminuir o valor do Bolsa Família, reduzir merenda ou não construir casas. Para ela, o Congresso terá sensibilidade para avaliar o novo arcabouço.

“O objetivo do novo arcabouço é conter gastos, sim, com duas travas de despesas. O arcabouço coloca pobres, primeira infância, juventude e idosos no orçamento. Sem o novo arcabouço, a trajetória para dívida pública será pior”, declarou a ministra.

Necessidade de rapidez

Simone Tebet afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acredita ser possível votar o novo arcabouço fiscal em 30 dias. Segundo ela, mesmo que a proposta não seja votada até o meio do ano, não haveria um problema.

“Não colocamos responsabilidade no Congresso, sei do compromisso das duas Casas. Quanto mais rápido o arcabouço for aprovado, mais vamos garantir segurança jurídica. O PLOA só será votado até dezembro, temos tempo”, disse ela.

Segundo Tebet, a aprovação do novo marco fiscal terá impacto na Bolsa de Valores, no câmbio e nas discussões sobre a taxa de juros.

“O novo arcabouço trata do controle dos gastos públicos, despesas crescem menos. Para conseguirmos gastar com o social, é preciso haver incremento de receitas”, declarou a ministra.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN