CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Haddad diz que Brasil busca a reindustrialização com apoio da China

Haddad citou que uma das conversas na viagem ao país asiático foi para a instalação de uma fábrica de veículos elétricos chinesa no Brasil, da montadora...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 14, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem como prioridade a reindustrialização da economia brasileira, com o apoio do capital chinês. “Foi um salto de qualidade nas nossas relações”, disse a jornalistas, em entrevista que seria inicialmente com Lula. “A China continua entusiasmada a participar de concessões no Brasil”, comentou.

Haddad citou que uma das conversas na viagem ao país asiático foi para a instalação de uma fábrica de veículos elétricos chinesa no Brasil, da montadora BYD, que já produz 400 mil unidades por ano e quer ficar com a fábrica da Ford na Bahia.

Ele disse que empresas americanas deixaram o Brasil nos últimos anos, enquanto as chinesas entraram no país. Brasília, porém, não tem preferência por este ou aquele parceiro comercial. “Não faz sentido se aproximar da China e se afastar dos Estados Unidos.”

“Queremos as melhores relações com Estados Unidos e a União Europeia”, afirmou o ministro, ressaltando que espera mais parcerias com esses mercados.

A agenda de Lula ainda prevê o fortalecimento do Mercosul, até para conseguir maior poder de negociação no comércio internacional, ressaltou o ministro.

O presidente restabeleceu a agenda de comércio em moeda local, sem passar pelo dólar, disse Haddad, ressaltando que essa é uma ideia muito antiga e que tinha perdido força recentemente.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN