CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Polícia apreende 60 quilos de droga em caminhão dos Correios e mira esquema com transportadoras

A operação é realizada por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3ªDIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), que também acompanha os...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apreendeu 60 quilos de drogas que estavam sendo transportados em um caminhão dos Correios na madrugada de domingo, 9, durante a Operação Via Expressa que desarticulou um esquema de tráfico de drogas interestadual com a utilização de transportadoras. O motorista foi preso em flagrante na região de Gravataí, que fica a 30 quilômetros de Porto Alegre. As investigações para identificar integrantes da quadrilha continuam em andamento.

A operação é realizada por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3ªDIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), que também acompanha os fatos.

A investigação teve início há 90 dias, após uma série de apreensões de drogas por parte da 3ªDIN. Conforme o delegado Gabriel Borges, na cabine do motorista foram apreendidos 32 quilos de cocaína pura e 28 quilos de crack, totalizando 60 quilos de droga. A carga é avaliada em R$ 3 milhões.

“Com o avançar da investigação foi possível apurar que grupos criminosos gaúchos passaram a aliciar caminhoneiros para o transporte de entorpecentes dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina ao Rio Grande do Sul”, afirmou ele.

Segundo Borges, no monitoramento foi apurado que a carga legal transportada pelas empresas permanecia separada no compartimento específico, mas os motoristas aliciados transportavam as drogas na cabine, de modo a não chamar a atenção da empresa nem da polícia.

Ainda de acordo com as investigações, a rota efetuada pelos motoristas também não era alterada, o que confirmava a atividade, em tese, lícita. “A investigação apurou que o transporte da droga era efetuado de forma semanal, sendo aproximadamente meia tonelada de entorpecentes no mês. Na data dos fatos, a equipe de investigação recebeu a informação que uma carreta faria uma entrega de crack em um posto perto do pedágio de Gravataí”, disse a polícia.

Aos policiais, o motorista, sem antecedentes criminais e residente em Curitiba, no Paraná, afirmou que recebeu R$ 4 mil para fazer o transporte da droga.

Conforme Borges, a cocaína apreendida é de origem peruana e possui altíssimo grau de pureza submetida a processos químicos poderia render até cinco vezes mais a quantidade original da droga.

“A operação ajudou a evitar que uma grande quantidade de substâncias entorpecentes fosse distribuída em pontos de venda de drogas no Estado do Rio Grande do Sul”, completou o delegado Carlos Wendt, diretor-geral do Denarc.

Sobre a operação Via Expressa realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, no último fim de semana, a área de segurança corporativa dos Correios afirma que está acompanhando o caso e colaborando com as autoridades competentes.

“A estatal está adotando as medidas contratuais cabíveis para a ocorrência, pois trata-se de veículo da frota terceirizada. As encomendas que eram transportadas pelo caminhão apreendido seguiram o fluxo normal de entregas”, disse em nota.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN