CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Atividades de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo começam neste sábado
Mês de abril será de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo.

Atividades de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo começam neste sábado

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai promover uma live no dia 4, sobre diagnóstico de autismo adulto e diagnóstico diferencial e......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Atividades de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo começam neste sábado
Mês de abril será de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo.

Neste ano, a Semana Municipal de Conscientização do Espectro do Autismo cresceu e vai se estender ao longo de todo o mês de abril em Curitiba. As atividades vão acontecer a partir deste sábado (1/4) até o dia 27 de abril.

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai promover uma live no dia 4, sobre diagnóstico de autismo adulto e diagnóstico diferencial e apoiar as ações de outras instituições da cidade com a divulgação dos eventos. Toda a programação do mês de abril foi construída de forma coletiva, com a participação de associações, instituições e grupos de pessoas autistas de Curitiba.

  • VEJA AQUI a programação completa

Desde 2016, Curitiba conta com a Semana Municipal de Conscientização do Espectro do Autismo, que foi instituída pela Lei Municipal 14.809, proposta pelo vereador Pier Petruzziello. A lei prevê uma semana do mês de abril para que sejam feitos eventos e atividades voltadas para a conscientização e divulgação de informações sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, com o objetivo de despertar a discussão sobre a realidade vivida pela pessoa com espectro autista.

  • Roda-gigante e carrossel animam o dia de crianças e adolescentes de escola especial de Curitiba
  • Ação de Empregabilidade apresenta oportunidades para 60 pessoas com deficiência
  • Acessibilidade e respeito à legislação são fundamentais para a inclusão 
  • Direitos das pessoas com deficiência são debatidos na Rua da Cidadania do Cajuru

Camarim de pintura pra começar

Neste ano, a programação da Semana Municipal do Autismo já começa neste fim de semana.

No sábado (1/4) será feito um camarim de pintura facial na Gibiteca de Curitiba das 14h às 16h para crianças e das 16h às 18h para adultos. As pinturas faciais vão ser inspiradas nas usadas na famosa Zombie Walk. 

Lazer no Parque

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) vai promover ações recreativas e atividades para a família e crianças com autismo. As atividades serão feitas no Parque Barigui, no domingo (2/4), das 14h às 18h, no gramado ao lado do Salão de Atos do Barigui. A ação será dentro do programa Lazer no Parque. 

Entre as atrações haverá brinquedos infláveis, oficina de slime, camarim de pintura, oficina de bolha de sabão gigante, participação do ambulatório Encantar da Secretaria Municipal da Saúde, cama elástica e festivais esportivos.

Segundo a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Denise Moraes, o principal objetivo das ações é conscientizar a sociedade a respeito do TEA.

“A informação gera respeito e diminui o preconceito. Quando falamos em espectro a pessoa pode apresentar uma diversidade grande de outros sintomas, de casos leves aos mais complexos”, disse Denise.  

Live

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai promover a live “Diagnóstico de autismo adulto e o diagnóstico diferencial”, no dia 4 de abril, às 15h. A live será com o médico Thiago Simões, neurologista especialista em transtornos do neurodesenvolvimento com enfoque em transtorno do espectro autista em adultos. A live será transmitida pelo Instagram da Prefeitura de Curitiba no @curitiba_pmc. 

“Não podemos julgar ou estigmatizar o transtorno, pois o autismo não tem uma face, mas muitas faces. Os autismos são muitos e nenhum autista é igual aos outros. Acredito que estamos vivendo um momento de progressos, tanto porque as pesquisas científicas a cada ano nos ajudam a decifrar as bases do autismo quanto pela maior inclusão do autista na sociedade”, explicou Simões. 

Segundo ele, está aumentando o número de diagnósticos de adultos com autismo. “Devemos entender que, por ser um espectro, as manifestações possuem grande variação individual em intensidade, o que pode ter afastado o diagnóstico de muitos adultos, pois a sociedade ainda tem uma visão muito estereotipada do autista, alimentada por filmes, séries de TV. A maioria dos autistas adultos estão ocultos nas suas famílias, nos seus trabalhos, nas suas atividades”, afirmou Simões.

Serviços da Prefeitura

Desde 2019, a rede municipal de ensino curitibana conta com um centro especializado para atender crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), primeiro do Brasil nesse modelo. 

Os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são atendidos em inclusão nas turmas regulares, com acesso a salas de recursos e atividades no contraturno nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), presentes nas dez regionais.

O CEETEA funciona no 9º andar do Edifício Delta, sede da Secretaria Municipal da Educação (Avenida João Gualberto, 623, bairro Alto da Glória). Telefone: 3350-3119.

Saúde 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A porta de entrada principal é a unidade básica de saúde mais próxima da residência. São 108 unidades de saúde no município. 

Na unidade de saúde, a pessoa passa por uma primeira avaliação e, em caso de necessidade, é encaminhada para serviços especializados.

Desde 2020, a SMS implantou no Ambulatório Encantar, serviço ambulatorial de referência para atendimento de crianças e adolescentes com autismo, e o programa da Organização Mundial da Saúde para treinamento de familiares e cuidadores de crianças com atraso no desenvolvimento, especialmente pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). 

Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, os profissionais do Encantar vão participar no domingo (2/4) da atividade promovida pela União de Pais pelo Autismo (Uppa), no parque Barigui, das 14h às 16h, com orientação às famílias.

Na segunda-feira (3/4), na sede do ambulatório Encantar (Rua General Carneiro, 904), está programado um dia de atividades para as crianças e adolescentes atendidos neste serviço, com jogos, oficinas, projeto cão amigo, pintura facial, entre outras.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais