CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cascavel terá a maior fábrica de prédios das Américas – por Caio Gottlieb

Cascavel terá a maior fábrica de prédios das Américas – por Caio Gottlieb

A maior parte virá para Cascavel em contêineres, e outra parte como “carga especial” em grandes carretas com batedores, trafegando em horários especiais definidos pelo Dnit....

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Publicidade
Imagem referente a Cascavel terá a maior fábrica de prédios das Américas – por Caio Gottlieb

A fábrica de prédios de Cascavel, cujas obras civis estão praticamente concluídas, começa a receber agora os equipamentos comprados na Alemanha da fabricante Vollert, que já estão no Porto de Paranaguá.

A maior parte virá para Cascavel em contêineres, e outra parte como “carga especial” em grandes carretas com batedores, trafegando em horários especiais definidos pelo Dnit. Logo que chegarem, os equipamentos serão instalados, o que permite prever para 15 de agosto a data da inauguração da fábrica, ainda a ser confirmada.

Por se tratar de equipamentos sofisticados e de alta tecnologia robótica, o longo período de instalação e testes terá a presença de técnicos alemães, em processo de transferência de tecnologia para os brasileiros. O início da produção efetiva ocorrerá ainda este ano, começando com um turno de 8 horas. Em seguida, será implantado um segundo turno de trabalho, sendo que no terceiro ano a fábrica irá funcionar 24 horas por dia, com quatro turnos de seis horas (os funcionários receberão por 8 horas, trabalhando apenas 6).

A partir daí a capacidade de produção da fábrica será de aproximadamente 5 mil apartamentos por ano, atendendo a canteiros de obras distantes até 300 quilômetros. Esta é a maior fábrica de prédios implantada nas Américas.

As obras totalizam 180 mil metros quadrados (mais de 7 alqueires), sendo 145 mil metros quadrados de pátios de manobras, depósitos e espaços de jardins, e 35 mil de construção civil. A obra civil foi executada pela Diarc, empresa de engenharia com sede em Cascavel, especializada em pré-moldados, que cumpriu fielmente todos os prazos contratados, com excelente qualidade construtiva.

O investimento total nesta fábrica é de aproximadamente R$ 200 milhões, incluindo todos os equipamentos externos para movimentação e estocagem da produção, como gruas, guindastes, tratores, caminhões e outros.

Toda a produção desta fábrica será destinada ao projeto Bairro Integrado Residencial Ecoparque, com a construção de 80 mil apartamentos sustentáveis no Paraná nos próximos dez anos.

São bairros floridos com edifícios que ocupam menos de 5% da área total do terreno, mantendo mais de 50% de áreas verdes. Os edifícios são implantados a uma distância mínima de 50 metros um do outro, com jardins exuberantes, canchas esportivas, áreas de lazer, centros de convivência, unidade de saúde, escolas de qualidade com prêmios de mérito e desempenho, creches, além de uma área comercial e de serviços.

Em Cascavel, estão previstos 6.000 apartamentos até 2026 no terreno de 900 mil metros quadrados, ao lado da fábrica.

Metade desses apartamentos serão de dois quartos, habitação social cujos compradores são financiados pela Caixa Econômica Federal com juros de 4,5% ao ano, ou por meio de contrato de locação com opção de compra em cinco anos.

A outra metade será de apartamentos de três quartos que serão comercializados a preços 50 por cento abaixo do mercado, também com a possibilidade de contrato de locação com opção de compra.

Cascavel foi escolhida para sediar o empreendimento por desenvolver promissor e sólido mercado imobiliário. Desde as primeiras tratativas para o vultoso investimento, o projeto recebeu apoio do prefeito Leonaldo Paranhos e equipe.

O grupo Ecoparque Habitações Sustentáveis estuda construir mais 20 fábricas como essa em vários estados brasileiros em parceria com construtores no sistema de cooperativa, para acelerar sua implantação, dividir os custos de construção e aumentar a oferta de moradias em todo o país.

Toda a apresentação do projeto, que será desenvolvido às margens da BR-277, na saída para Foz do Iguaçu, será feita nesta quarta-feira (29), às 14h, com a presença de Francisco Simeão Rodrigues Neto e Luiz Bonancin, idealizadores do projeto, do industrial alemão Hans Vollert e do prefeito Leonaldo Paranhos.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais