AMP
Estado autoriza novos leitos para reforçar atendimento pediátrico na região de Maringá.Foto: UEM

Estado autoriza novos leitos para reforçar atendimento pediátrico na região de Maringá

“Esse reforço é para enfrentamento da crise sazonal de infeções respiratórias. Os casos com a prevalência de vírus sincicial respiratório, principalmente nas crianças, muitas vezes evoluem......

Publicado em

Por CGN

Estado autoriza novos leitos para reforçar atendimento pediátrico na região de Maringá.Foto: UEM

O Governo do Estado autorizou nesta terça-feira (28) a abertura de 18 novos leitos pediátricos no Hospital Universitário de Maringá (HUM). Custeados pelo Estado e com equipamentos fornecidos pelo município, são oito Unidades de Terapia Intensiva (UTI), disponibilizadas gradativamente, e dez leitos enfermaria, que já começaram a receber os pacientes.

“Esse reforço é para enfrentamento da crise sazonal de infeções respiratórias. Os casos com a prevalência de vírus sincicial respiratório, principalmente nas crianças, muitas vezes evoluem para complicações que necessitam de internamentos, por isso essa ampliação é tão importante”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. A pasta está monitorando a ocupação do Estado e prevê a abertura de novos leitos de acordo com a necessidade de cada região.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Clóvis Augusto de Melo, a abertura desses leitos demostra a parceria entre o município, Estado e prestadores de serviço para o atendimento da população.

“Este é um momento de pressão sob o sistema hospitalar e não podemos medir esforços para viabilizar a ampliação de leitos de UTI e enfermaria para o atendimento das crianças acometidas por essas viroses. Este é mais um exemplo da perfeita sinergia que existe entre o Poder Executivo municipal, estadual e o HU, que é um grande parceiro em todas as ações”, acrescentou Clóvis Melo.

A superintendente do HUM, Cremilde Trindade Radovanovic, disse que a abertura desses leitos possibilitará o atendimento de crianças com complicações respiratórias neste período de crise e alta demanda na 15ª Regional de Saúde. “Estamos trabalhando em parceria com a Sesa e a Secretaria municipal no implemento de equipamentos e recursos humanos. Desta forma conseguimos assegurar assistência adequada para todas essas crianças”, disse.

DADOS – De acordo com dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), já foram notificados, desde janeiro deste ano, 5.503 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Paraná. Destes, 1.729 (31,4%) foram em menores de 5 anos e 611 (11%) em crianças de 5 a 12 anos.

O maior número de casos registrados ocorreu em menores de 5 anos, sendo 280 notificações de Vírus Sincicial (96,5%) e 253 (64%) de Rinovírus.

A 15ª Regional de Saúde de Maringá (RS) soma 569 notificações de SRAG, sendo 341 (60%) em menores de 12 anos. Destes, 81 casos (23,8%) são de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e 60 (17,6%) de Rinovírus.

De acordo com dados do Sistema Estadual de Regulação (Care), divulgados nesta segunda-feira (27), a ocupação de leitos gerais pediátricos na Macro Noroeste é de 80% nos leitos de UTI e 41% nos leitos de enfermaria.

NOTA TÉCNICA – Considerando ainda o aumento de internações causadas pela SRAG, a Sesa publicou nesta terça-feira (28), a Nota Técnica 01/2023 que atualiza as orientações a serem adotadas pelos estabelecimentos de saúde durante o período de internamento.

De acordo com o documento, é necessário adotar cuidados como manter a distância mínima de um metro entre os leitos dos pacientes internados; restringir o número de pessoas dentro dos locais de internamento; manter o local arejado; usar equipamento de proteção individual (EPI) apropriado; reforçar junto aos profissionais e equipes as orientações quanto medidas de prevenção, incluindo as precauções e a higiene das mãos nos momentos adequados, entre outros.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Secretaria da Saúde confirma mais 42 óbitos e 32,8 mil novos casos de dengue
Estado destina R$ 48 milhões para vigilância em saúde, incluindo combate à dengue
Saúde promove seminário para aprimorar cuidados na rede de urgência e emergência
RJ: médicos receberão manual sobre obesidade e doença cardiovascular
Com foco na dengue, Estado habilita 14 leitos no Hospital Universitário de Ponta Grossa
Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura ainda é baixa
Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento
Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%
Paraná recebe novo lote de vacinas contra dengue para sete Regionais de Saúde
UEL recruta pacientes para participar de estudo internacional sobre depressão
Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
Hospital Zona Norte de Londrina vai ampliar cirurgias de pacientes com hanseníase
Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná
Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná, entre eles Cascavel
Saúde confirma novo caso de febre do oropouche no Paraná
Paraná participa das ações da 22ª Semana de Vacinação das Américas
Acidentes de trânsito geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS apenas entre 2022 e 2023
MON oferece automediação inédita e gratuita: Conhecendo Artistas Mulheres
Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná
Com apoio das Regionais de Saúde, municípios realizam mutirão de combate à dengue
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile