AMP
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), iniciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Na foto Adriano Baggio, portador de comorbidades, é vacinado.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Paraná antecipa campanha e dá início à vacinação contra a Influenza nesta terça-feira

Adriano faz parte do grupo de pessoas com comorbidades. A proteção com a dose já garantiu vários anos sem gripes ou resfriados. “Sempre tomei a vacina......

Publicado em

Por CGN

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), iniciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Na foto Adriano Baggio, portador de comorbidades, é vacinado.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Adriano Baggio, de 52 anos, recebeu na manhã desta terça-feira (28), em Curitiba, a vacina contra a Influenza. A aplicação da dose marcou o início da 25ª Campanha de Vacinação 2023 no Estado. Com o objetivo de vacinar 4,6 milhões de paranaenses, a campanha pretende atingir os 399 municípios. O propósito é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças respiratórias, evitando novos óbitos e sobrecarga do sistema de saúde. A campanha nacional começa em 10 de abril.

Adriano faz parte do grupo de pessoas com comorbidades. A proteção com a dose já garantiu vários anos sem gripes ou resfriados. “Sempre tomei a vacina e não me lembro, desde então, de pegar uma gripe forte. É importante, muito importante não deixar de tomar a vacina. Aconselho a todos”, enfatizou Baggio.

Durante a cerimônia, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), o secretário de Estado da Saúde, César Neves, destacou a efetividade da vacina. “A campanha é nacional, e está prevista para começar em 10 de abril, mas antecipamos o início. Já estamos vacinando alguns grupos com a dose bivalente contra a Covid-19, e assim aproveitaremos a mesma ocasião. Além disso, o clima começa a mudar e não queremos que as doenças respiratórias se desenvolvam para formas graves”, disse.

Diferente dos anos anteriores, a campanha será em uma só etapa, convocando os 18 diferentes grupos, simultaneamente, pelo critério do Programa Nacional de Imunizações.   

Jonas Eduardo Novaes é enfermeiro e recebeu a dose contra a Influenza, e também o reforço contra a Covid-19. Em um dos braços, no esquerdo, a vacina da gripe, no outro, a bivalente da Pfizer. Como é profissional de saúde, faz parte dos dois grupos prioritários.

“Recomendo as duas doses, assim estaremos mais protegidos. Quem está nesses grupos deve tomar o imunizante . A proteção é fundamental e evita que as doenças se desenvolvam para formas mais graves”, recomendou o profissional de saúde.

GRUPOS – Crianças, adolescentes, adultos e idosos já podem procurar as salas de vacinação para a aplicação da dose. Para este começo da campanha, o Ministério da Saúde enviou 388 mil doses, já distribuídas aos municípios, e sinalizou o envio de novas doses, nos próximos dias, ainda sem confirmação do quantitativo.

“Todas as pessoas elencadas nesses grupos podem procurar a vacina. Estaremos recebemos mais um quantitativo em breve. Estamos esperançosos de que a campanha seja um sucesso, com a adesão de todos os paranaenses”, acrescentou o secretário.

Fazem parte da campanha crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 60 anos. Além destes, também serão vacinados os povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Todos os que pertencem aos grupos podem receber a dose gratuitamente nas salas de vacinação de todo o Estado. A vacina é trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, sendo composta pelo vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). Ela é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em dose única, exceto para as crianças menores de nove anos que nunca receberam a vacina da gripe. Para elas serão ofertadas duas doses com intervalo mínimo de 30 dias.

VÍRUS – A Influenza é uma infecção viral considerada uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. O período de incubação é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias.

Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar ao óbito, ocorrendo com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Durante o evento o secretário antecipou que haverá uma nova ação a favor da vacinação: o “Dia D”, que ocorrerá em todo Estado, em 15 de abril, com a colaboração e apoio de todos os municípios.

“Já pactuamos com os municípios a vacinação, agora com a da Influenza e posteriormente essa nova ação, com as demais. É importante que todos estejam engajados em uma mesma meta, em um mesmo objetivo”, disse o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PR), Ivoliciano Leonarchik.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população a partir de seis meses de idade
Secretaria da Saúde confirma mais 42 óbitos e 32,8 mil novos casos de dengue
Estado destina R$ 48 milhões para vigilância em saúde, incluindo combate à dengue
Saúde promove seminário para aprimorar cuidados na rede de urgência e emergência
RJ: médicos receberão manual sobre obesidade e doença cardiovascular
Com foco na dengue, Estado habilita 14 leitos no Hospital Universitário de Ponta Grossa
Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura ainda é baixa
Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento
Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%
Paraná recebe novo lote de vacinas contra dengue para sete Regionais de Saúde
UEL recruta pacientes para participar de estudo internacional sobre depressão
Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
Hospital Zona Norte de Londrina vai ampliar cirurgias de pacientes com hanseníase
Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná
Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná, entre eles Cascavel
Saúde confirma novo caso de febre do oropouche no Paraná
Paraná participa das ações da 22ª Semana de Vacinação das Américas
Acidentes de trânsito geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS apenas entre 2022 e 2023
MON oferece automediação inédita e gratuita: Conhecendo Artistas Mulheres
Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile