CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Um dilema crucial – Por Caio Gottlieb

Um dilema crucial – Por Caio Gottlieb

Eis o debate decisivo que divide nestes dias as opiniões de infectologistas, políticos e empresários diante do desafio de evitar um grande número de mortes e,...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Publicidade
Imagem referente a Um dilema crucial – Por Caio Gottlieb

Qual é o confinamento mais eficaz para achatar a curva de crescimento da contaminação do novo coronavírus no Brasil: o horizontal, que fecha tudo, com exceção dos serviços essenciais, ou o vertical, que mantém em isolamento apenas os grupos de risco?

Eis o debate decisivo que divide nestes dias as opiniões de infectologistas, políticos e empresários diante do desafio de evitar um grande número de mortes e, ao mesmo tempo, não arruinar a economia.

Encorajado pelo setor produtivo e por expressiva parcela da população, todos preocupados com a crise que se desenha no horizonte, o presidente Jair Bolsonaro vem defendendo ferrenhamente a adoção da segunda modalidade, que contraria as orientações do próprio Ministério da Saúde e vai na contramão do que a maioria das nações está fazendo para combater a pandemia.

Até mesmo o presidente Donald Trump, que também vinha relutando em apoiar uma quarentena mais ampla, rendeu-se à dura realidade.

Diante do vertiginoso avanço da doença nos Estados Unidos, que se tornou o país com o maior número de casos de Covid-19 no mundo, à frente da China e da Itália, Trump passou a recomendar sem meias palavras que seus concidadãos permaneçam em casa no período determinado pelas autoridades sanitárias dos estados e cidades onde vivem, como ficou claro na mensagem que ele postou nesta quinta-feira em suas redes sociais:

“Quanto mais agressivamente nos comprometermos com o distanciamento social, mais vidas podemos salvar e mais cedo os americanos podem voltar ao trabalho, voltar às aulas e voltar ao normal”.

E para nós, brasileiros, qual será a melhor opção?

Ou a menos pior?

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais