CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Depois de Barcelona, Curitiba recebe o maior Smart City Expo do mundo e confirma edição de 2024
Encerramento Smart City Expo Curitiba 2023. Curitiba, 24/03/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS

Depois de Barcelona, Curitiba recebe o maior Smart City Expo do mundo e confirma edição de 2024

Acompanhe tudo o que aconteceu no dia do Smart City Expo Curitiba 2023 Com o sucesso desta edição, que também é parte das comemorações......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Depois de Barcelona, Curitiba recebe o maior Smart City Expo do mundo e confirma edição de 2024
Encerramento Smart City Expo Curitiba 2023. Curitiba, 24/03/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A quarta edição do Smart City Expo Curitiba, realizada de quarta (22/3) a sexta-feira (24/3) no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), teve recorde de público, com 15 mil visitantes. Com esse número, o Smart City Expo de Curitiba se tornou o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha). 

  • Acompanhe tudo o que aconteceu no dia do Smart City Expo Curitiba 2023

Com o sucesso desta edição, que também é parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba, o próximo Smart City Expo Curitiba já tem data marcada: será nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024.

“Com muita alegria agradeço a todos que vieram não só prestigiar Curitiba, mas também participar desse encontro de partilha de conhecimento. Só colaborando e trabalhando em conjunto é possível construir cidades inteligentes. Nós, com nosso Vale do Pinhão, ainda temos muito que compartilhar e já começamos a preparação para o Smart City Expo Curitiba de 2024”, disse o prefeito Rafael Greca.

Durante a cerimônia de encerramento do Smart City Expo Curitiba 2023, na tarde desta sexta-feira (24/3), a diretora de eventos da Fira Barcelona, Andrea Urdampilleta, ressaltou as principais mensagens das palestras apresentadas na feira, como a necessidade de democratizar a inovação, trazer a população para participar desse processo e fazer com que a inovação seja voltada para a transformação social. 

“Este evento é resultado de muito trabalho, coragem e amor. Sabíamos que teríamos uma grande semana para compartilhar experiências e fazer negócios aqui em Curitiba. Voltamos para casa com a sensação de que o setor privado e o setor público deram as mãos com o objetivo comum de melhorar a vida do cidadão. Com esse resultado, só podemos dizer que vamos nos ver aqui, novamente, daqui a um ano”, disse Andrea. 

Números de sucesso

A edição deste ano se destacou pela amplitude de participantes vindos de outras localidades do país e do mundo: estiveram no evento na capital paranaense prefeitos de 450 cidades diferentes, dos 26 estados brasileiros e de países como Portugal, Argentina e Chile. 

“Curitiba realizou o maior eventos de cidades inteligentes do Brasil O crescimento deste evento é exponencial e tem sido algo fabuloso. Ano que vem, o local vai ficar pequeno, porque todos vão querer estar em Curitiba”, disse o secretário de Estado de Inovação, Modernização, Transformação Digital e Desburocratização do Paraná, Marcelo Rangel.

Além disso, representantes de 35 países participaram do Smart City Expo Curitiba 2023 acompanhando as falas dos 180 palestrantes na área do congresso, conhecendo soluções inovadoras dos 65 expositores e vendo os mais de 80 eventos realizados na Smart Plaza Vale do Pinhão, o espaço da Prefeitura de Curitiba e do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão. 

Para sócio diretor do iCities, hub de cidades inteligentes responsável pela organização do evento, Caio Castro, os números da edição evidenciam o sucesso do evento curitibano. “Somente em potencial de negócios gerados no evento atingimos a marca de R$ 150 milhões. Em 2022, foram R$ 40 milhões. Este ano, tivemos um espaço inédito para receber prefeitos, o City Hall, e, pela primeira vez no Brasil, realizamos o Tomorrow Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo”, enumerou.

Além de Curitiba, que abriu a série Smart City Expo em 2023, o evento será realizado neste ano em Mérida (México), Bogotá (Colômbia), Santiago del Estero (Argentina), Doha (Catar), Xangai (China), Nova York (EUA) e Barcelona (Espanha). 

Pirâmide Solar e Bairro Novo do Caximba

Durante o evento, projetos de grande porte que estão transformando Curitiba foram apresentados. Na cerimônia de abertura, o prefeito Rafael Greca destacou a Pirâmide Solar do Caximba, a primeira usina de energia solar da América Latina construída sobre um aterro sanitário, como exemplo de que é possível uma cidade investir em energias renováveis. 

Os participantes do evento também conheceram o projeto do Bairro Novo do Caximba, em uma experiência no metaverso. Com o uso da realidade virtual, as pessoas foram levadas a um voo virtual de balão para conhecer como será o novo bairro que está recebendo uma transformação socioambiental completa. 

Novos serviços

Além do recorde de público, Curitiba teve no Smart City Expo Curitiba 2023 também foi palco do lançamento mais benfeitorias para os curitibanos. 

Entre as novidades, na área de mobilidade, o prefeito Greca lançou a parceria que vai colocar os seis primeiros táxis elétricos na frota da cidade; participou do lançamento Parque Tecnológico da Indústria do Senai-PR, em parceria com a Prefeitura, voltado ao desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade sustentável; anunciou a ampliação da malha cicloviária no Rebouças, com 3,2 km na região do Vale do Pinhão; e anunciou os testes do ônibus movido 100% a gás natural na linha Cabral-Portão.

Os curitibanos também ganharam o Cartão Curitiba, que facilita o acesso dos curitibanos a 600 serviços. Também foram lançados serviços de empregabilidade, como a quarta turma do 1º Empregotech, com 500 vagas para formação inicial programação para jovens de 16 a 29 anos; e o Empregotech 40+, em parceria com a Minsait/Indra, para capacitar pessoas com 40 anos ou mais em Tecnologia da Informação (TI).

O prefeito também assinou o termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Consulado-Geral da Itália na cidade, formalizando o interesse mútuo no desenvolvimento de ações conjuntas; e a “Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe”, vinculado à Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), e ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Presenças

Também participaram da cerimônia de encerramento a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e o superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Antonio Carlos Pires Ribeiro.

O Smart City Expo Curitiba

É a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona; apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais