AMP
Curitiba, 22 de março de 2023 - O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) recebe doses da vacina contra a Influenza.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Paraná antecipa vacinação contra a gripe e campanha começa na terça-feira

O lançamento oficial da campanha no Estado será terça-feira, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), às 9h30, com a presença do secretário estadual da......

Publicado em

Por CGN

Curitiba, 22 de março de 2023 - O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) recebe doses da vacina contra a Influenza.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), anunciou nesta sexta-feira (24) a antecipação, no Paraná, da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação no Estado começa na terça-feira (28). A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional é 10 de abril.

O lançamento oficial da campanha no Estado será terça-feira, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), às 9h30, com a presença do secretário estadual da Saúde, César Neves.

A estratégia foi confirmada na deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), número 48/2023, pactuada entre a Secretaria e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

A antecipação em 17 dias da campanha da influenza, considerou, também, o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do país, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

“Decidimos antecipar a campanha pois já estamos vacinando pessoas de grupos prioritários da bivalente, que também estão elencados para receber a vacina da influenza. Podemos aplicar os imunizantes da Covid e da gripe juntos, sem que o paranaense precise ir duas vezes até uma sala de vacina”, afirmou o secretário da Saúde, César Neves.

“Mais uma vez o Paraná se diferencia dos demais estados. Anteciparemos o início da vacinação da influenza através de uma deliberação conjunta e a anuência da diretoria do Cosems”, disse o presidente do Conselho, Ivoliciano Leonarchik.

GRUPOS – Dos 18 grupos prioritários estipulados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a campanha da Influenza 2023, dez deles já estão sendo convocados para receberem a dose bivalente da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. Fazem parte dos grupos, de forma simultânea (para aplicação da bivalente contra a Covid-19 e da influenza): gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários dessas unidades.

Já os grupos das crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários, estão elencados pelo PNI apenas para receberam a vacina contra a gripe.

Diferentemente dos outros anos, o Ministério da Saúde definiu que a vacinação da influenza não será escalonada, ou seja, todos os grupos serão convocados de uma só vez, abrangendo mais pessoas, objetivando facilitar o processo de imunização.

DOSES – Somente para a campanha da influenza, 4,6 milhões de pessoas estão elencadas como grupo prioritário para receber a vacina. Já com relação à bivalente contra a Covid-19, são mais de 2,6 milhões de paranaenses.

Até agora, o Estado recebeu 388 mil doses para vacinação contra a gripe e pouco mais de um milhão de bivalentes contra a Covid-19. O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) já enviou as vacinas da Covid-19 e está trabalhando na distribuição dos imunizantes da influenza para garantir que todos os municípios tenham doses disponíveis até terça-feira (28).

“Queremos estimular todos os paranaenses que pertencem a esses grupos a participarem das campanhas. Recebemos um lote de doses contra a Influenza para esse início da campanha e aguardamos novas remessas no decorrer do mês. Ambas servem de bloqueio epidemiológico e reforço na imunidade dos paranaenses”, acrescentou César Neves.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população a partir de seis meses de idade
Secretaria da Saúde confirma mais 42 óbitos e 32,8 mil novos casos de dengue
Estado destina R$ 48 milhões para vigilância em saúde, incluindo combate à dengue
Saúde promove seminário para aprimorar cuidados na rede de urgência e emergência
RJ: médicos receberão manual sobre obesidade e doença cardiovascular
Com foco na dengue, Estado habilita 14 leitos no Hospital Universitário de Ponta Grossa
Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura ainda é baixa
Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento
Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%
Paraná recebe novo lote de vacinas contra dengue para sete Regionais de Saúde
UEL recruta pacientes para participar de estudo internacional sobre depressão
Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
Hospital Zona Norte de Londrina vai ampliar cirurgias de pacientes com hanseníase
Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná
Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná, entre eles Cascavel
Saúde confirma novo caso de febre do oropouche no Paraná
Paraná participa das ações da 22ª Semana de Vacinação das Américas
Acidentes de trânsito geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS apenas entre 2022 e 2023
MON oferece automediação inédita e gratuita: Conhecendo Artistas Mulheres
Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile