CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Licitação para construção de usina fotovoltaica em Cascavel é autorizada
Foto> Secom

Licitação para construção de usina fotovoltaica em Cascavel é autorizada

O prefeito Paranhos disse que hoje é um dia que fica marcado porque, além de receber em Cascavel o novo diretor-geral de Itaipu, essa autorização marca...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade
Imagem referente a Licitação para construção de usina fotovoltaica em Cascavel é autorizada
Foto> Secom

Cascavel deu um passo a mais na questão de sustentabilidade na manhã desta sexta-feira (24) ao autorizar a licitação para a construção de uma usina fotovoltaica no aterro sanitário de Cascavel. Ao lado do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, em evento ocorrido na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), o prefeito Leonaldo Paranhos autorizou o início do processo do certame.

O prefeito Paranhos disse que hoje é um dia que fica marcado porque, além de receber em Cascavel o novo diretor-geral de Itaipu, essa autorização marca um novo tempo na geração de energia sustentável em Cascavel.

“Vamos gerar energia elétrica ao município para os nossos futuros ônibus elétricos que estamos comprando, fazendo essa sustentabilidade que nós já temos no aterro com a usina de biogás e agora a implantação da energia solar”, disse Paranhos.

A usina contará com cerca de cinco mil placas fotovoltaicas e Cascavel será a primeira do Paraná a ter ônibus elétricos do transporte coletivo urbano que serão abastecidos com energia solar produzida em usina fotovoltaica própria.

CONVÊNIOS

Paranhos destacou a presença do novo diretor-geral da Itaipu em Cascavel, uma semana após assumir o cargo. Ele lembrou que ambos foram colegas de parlamento na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) entre 2010 e 2016 e ressaltou a coerência dos posicionamentos de Verri.

“O Enio é uma pessoa muito centrada, de posições firmes, porém coerentes. É uma pessoa que absorve as informações, discute e não abre mão daquilo que ele entende como correto”, enfatizou.

Sobre os convênios que Cascavel possui com a Itaipu Binacional, o prefeito diz que espera ter continuidade em novas parcerias.  

“A gente tem que entender que cada administração tem o seu perfil e nós temos que respeitar as mudanças, mas eu não acredito que teremos prejuízos. Eu acho que vai determinar o sucesso ou não é qualidade dos projetos que as prefeituras devem entregar para a Itapu”, destaca o prefeito

Ênio Verri disse que a nova gestão da Itaipu irá dar continuidade em todos os projetos iniciados e eles serão concluídos.

“Uma obra começada não se para, eu posso até discordar da maneira como foi priorizado os recursos de Itaipu, mas isso não me dá o direito de parar uma obra já começada, porque o custo social é bem maior do você terminá-la, então aquilo que já foi iniciado será terminado”, destacou.

Segundo Verri, a Itaipu continuará realizando parcerias com os municípios da região e com o próprio Estado em projetos ambientais, sociais e de infraestrutura.

Fotos: Vanderlei Faria/Secom

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais