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PRC-280 vai receber nova obra de restauração em concreto, entre Palmas e Clevelândia
PRC-280 no Sudoeste vai receber nova obra de restauração em concreto Foto: DER

PRC-280 vai receber nova obra de restauração em concreto, entre Palmas e Clevelândia

São 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo......

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Por CGN

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PRC-280 vai receber nova obra de restauração em concreto, entre Palmas e Clevelândia
PRC-280 no Sudoeste vai receber nova obra de restauração em concreto Foto: DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta sexta-feira (24) a licitação da nova obra de restauração em pavimento rígido de concreto da PRC-280, desta vez no trecho entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste.

São 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto (também conhecido como Viaduto da Codapar), em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Serão contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho.

A obra utilizará a técnica whitetopping, já empregada na restauração da rodovia entre Palmas e a BR-153, em que o pavimento asfáltico atual é aproveitado como base para execução de novas placas de concreto.

Além de ser uma solução mais ágil que a substituição do pavimento, o processo é mais econômico e mais adequado ao tráfego da rodovia, um corredor logístico entre a região Sudoeste e o Porto de Paranaguá, no Litoral, com uma presença expressiva de caminhões de carga dos setores de agro e de indústria.

“Recebemos a missão de elevar a malha rodoviária estadual com a realização de obras com o pavimento rígido de concreto, solução que atende melhor as necessidades do setor produtivo, sendo mais resistente ao tráfego de caminhões, com maior vida útil e menor manutenção a longo prazo”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

“É mais um edital de pavimento rígido de concreto, o nosso segundo especificamente utilizando a técnica whitetopping. A primeira iniciativa de whitetopping em rodovia estadual, na própria PRC-280, é um grande sucesso, aplaudida por usuários e especialistas do setor”, destacou.

A licitação acontece na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada (CI), em que uma mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra.

Empresas interessadas devem estudar o edital e todos os anexos disponíveis para elaborar suas propostas, que deverão ser cadastradas no portal de Compras do governo federal, o compras.gov, para participar da sessão de disputa de preços, marcada para as 14h do dia 4 de julho de 2023.

As empresas irão disputar oferecendo propostas de preços cada vez menores, até uma ser declarada a arrematante. Na sequência, ela deverá encaminhar proposta atualizada, bem como a documentação exigida em edita, para a comissão de contratação do DER/PR, que publicará um resultado no portal Compras Paraná e no compras.gov.

No caso desta obra entre Palmas e Clevelândia, o prazo de execução, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 450 dias ao todo, divididos em 90 dias para projetos e licenciamento ambiental e 360 dias para execução dos serviços do whitetopping.

O anteprojeto da obra foi elaborado pelo DER/PR com apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), por meio de cooperação técnica entre os órgãos, que visa desenvolver e implementar projetos e inovações tecnológicas, assessoria técnica, capacitação e aprimoramento dos técnicos do DER/PR e de seus contratados quanto aos sistemas construtivos à base de cimento Portland e suas aplicações.

CONCRETO – O pavimento rígido de concreto, empregado já em vários países, é uma solução adotada pelo DER/PR para atender rodovias estaduais com grande volume de transporte de carga.

Este tipo de pavimento tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico, menores custos de manutenção e conservação, além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, ser mais seguro contra derrapagem e lidar melhor com drenagem de água da chuva.

Por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento existente é aproveitado, evita-se a necessidade de demolição da pista antiga, ganhando em prazo e poupando em serviços.

“Aprendemos muito com a primeira obra de whitetopping, em um dos trechos mais críticos da malha estadual, entre Palmas e o Trevo Horizonte, atendendo a uma demanda de décadas da população local e usuários de longa distância”, disse diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes. “Aproveitamos essa experiência na elaboração do edital e ela também será de grande utilidade na administração da obra, que deve entrar no trecho no começo do ano que vem, com projetos e licenças aprovados”.

Fonte: AEN

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