CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a FAS mostra o Fab Lab e anuncia nova turma do 1º Empregotech

FAS mostra o Fab Lab e anuncia nova turma do 1º Empregotech

Durante o evento, a FAS anunciou ainda a abertura das inscrições para a quarta turma do 1º Empregotech, programa da Prefeitura que oferece curso......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a FAS mostra o Fab Lab e anuncia nova turma do 1º Empregotech

O Fab Lab Cidadania Cajuru, laboratório de fabricação digital e prototipagem da Prefeitura de Curitiba, foi um dos destaques da Fundação de Ação Social (FAS) no Smart City Expo Curitiba 2023, nesta quinta-feira (23/3). Integrante da rede mundial do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Fab Lab é o único do Brasil, na categoria público, aberto diariamente para a comunidade de forma gratuita.

Durante o evento, a FAS anunciou ainda a abertura das inscrições para a quarta turma do 1º Empregotech, programa da Prefeitura que oferece curso de programação básica para jovens da capital. São 500 vagas disponíveis, principalmente para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

  • Acompanhe tudo o que acontece no Smart City Expo Curitiba 2023
  • Curitiba reforça compromisso com a sustentabilidade ao assinar a Declaração das Cidades Circulares

Durante o pitch (palestra curta) no espaço Smart Plaza Vale do Pinhão, o gerente do Fab Lab Cidadania Cajuru, Cleverson Fuzeti, apresentou os equipamentos usados para a criação de projetos e todas as possibilidades de uso pela comunidade, estudantes e empresas.

Invenções

O Fab Lab é coordenado pela Fundação de Ação Social em parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e faz parte do ecossistema do Vale do Pinhão.

“O Fab Lab é um ambiente de experimentação e colaborativo para inovações, que pode ser usado por todas as pessoas e onde é possível fazer qualquer coisa”, disse Cleverson Fuzeti.

O gerente destacou que desde sua criação, em 2019, o espaço atendeu crianças de 5 anos, com altas habilidades, até um idoso de 79 anos, que usou o laboratório para o desenvolvimento de um projeto.

No Fab Lab foram criados projetos nas áreas de mecânica, robótica, arquitetura, eletrônica, design, educação e saúde. Um dos cases de maior sucesso, segundo Fuzeti, foi o de produção de face shields (máscara de proteção), durante o período de pandemia da covid-19. Na época, foram produzidos 21.284 protetores faciais que atenderam profissionais de 20 instituições, principalmente das áreas da saúde e da assistência social.

O gerente do Fab Lab destacou a importância do movimento maker, usado no Fab Lab, para o futuro dos países, das cidades, das empresas e da comunidade. Para reforçar a opinião, Fuzeti mostrou o resultado de uma pesquisa divulgada pela Oxford University, Inglaterra, em 2022, e que aponta que em poucos anos 57% dos empregos serão substituídos por robôs.    

1º Empregotech

Quem assistiu à apresentação da FAS, conheceu ainda o programa 1º Empregotech, que prepara os jovens de Curitiba, de 16 a 29 anos, para os empregos do futuro com a oferta de curso básico de programação de computadores.

A apresentação do programa foi feita pela diretora de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Melissa Cristina Alves, que anunciou a abertura das inscrições para o programa, nesta quinta-feira. Melissa participou do evento acompanhada da superintendente de Gestão da FAS, Veranice Vieira de Lara Hayashida.

“O 1º Empregotech é um programa desenvolvido pela FAS e a Agência Curitiba, em parceria com a iniciativa privada, que foi criado em 2020 para suprir a necessidade de profissionais capacitados para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação em Curitiba”, explicou.

As inscrições para o programa podem ser feitas no portal Aprendere, da Prefeitura de Curitiba. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3250-7459 e 3213-7542.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais