CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Atrações do Smart City encantam visitantes e inspiram ações em outras partes do país
Público participantes do evento no Pavilhão Smart City Expo Curitiba 2023. Na imagem, João Cordeiro; e Gean Kaminski, Smart Citizen. Curitiba, 22/03/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Atrações do Smart City encantam visitantes e inspiram ações em outras partes do país

Quem passa por lá pode conhecer a Muralha Digital e o Curitiba App, por exemplo, além de outros formadores do ecossistema de inovação do......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Atrações do Smart City encantam visitantes e inspiram ações em outras partes do país
Público participantes do evento no Pavilhão Smart City Expo Curitiba 2023. Na imagem, João Cordeiro; e Gean Kaminski, Smart Citizen. Curitiba, 22/03/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

As atrações do maior evento de cidades inteligentes do Brasil, o Smart City Expo Curitiba 2023, estão encantando os visitantes. O destaque é o Smart Plaza Vale do Pinhão, um espaço dedicado aos projetos inovadores da Prefeitura de Curitiba.

Quem passa por lá pode conhecer a Muralha Digital e o Curitiba App, por exemplo, além de outros formadores do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, como startups que estão suas propostas para o desenvolvimento das smart cities em diversos setores: saúde, educação, segurança, comércio B2B e B2C, turismo, meio ambiente, sustentabilidade, governança, esporte, mobilidade e conectividade digital.

A área de exposição inclui ainda 65 estandes e a inédita Arena Metaverso, tecnologia de imersão virtual que simula situações previstas em projetos urbanísticos e intervenções em diversas áreas, como segurança, educação e defesa civil.

  • Tecnoparque e Hubs de Inovação mostram avanços no primeiro dia da Smart Plaza Vale do Pinhão
  • Futurista Cecília Tham fala sobre a necessidade de regulamentação do metaverso
  • Greca experimenta realidade virtual no Smart City Curitiba que apresenta o Bairro Novo do Caximba

Inovação que encanta

A profissional da área de tecnologia Helene Lima destaca, no Smart Plaza Vale do Pinhão, os Faróis do Saber e da Inovação Móveis, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. “As crianças são os agentes transformadores da sociedade, então levar a tecnologia até a sala de aula é uma iniciativa fundamental. Queria até matricular meu filho”, brinca.

O carrinho itinerante em forma de farol circula pelas salas das unidades de ensino com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado, entre outros itens. 

Os Faróis Móveis encantaram também o Superintendente Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação de Rondônia (RO), Derner Freire. Para ele, a Smart City Expo é um dos focos da inovação no Brasil, assim como o Smart Plaza Vale do Pinhão. “Pretendo apresentar esses projetos e replicá-los em Rondônia. O Fab Lab com a iniciativa Empregotech para os jovens, por exemplo, é aplicável e realmente de interesse público”, explica.

O Fab Lab, no primeiro dia de Expo, apresentou recursos como as impressoras 3D para o uso de estudantes, empresas e comunidade. Além disso, divulgou o primeiro Empregotech, programa da Prefeitura que oferece formação básica em programação para jovens entre 16 e 29 anos com o apoio da Agência Curitiba e da Fundação de Ação Social (FAS).

Inovação e Sustentabilidade

A presidente do Instituto Green Revolution, Amanda Bueno, de 21 anos, é uma das visitantes da Smart City Expo 2023. O instituto trabalha com gestão de resíduos e educação ambiental para crianças, e é um dos aliados do programa Ecocidadão, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

“É realmente o evento que categoriza Curitiba como representante do desenvolvimento sustentável. É um dos locais onde procuro encontrar equipamentos de gestão mais eficientes. Hoje chamou minha atenção os projetos da Agentes do Meio Ambiente (AMA), da Place e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná”, explica.

Amanda já havia participado da edição de 2022 e a visita no ano passado permitiu que trabalhasse junto com a AMA por seis meses. 

Experiência Metaverso

Uma das atrações inéditas da Smart City Expo 2023 é a Arena Metaverso, desenvolvida pela Corinfo VR do Brasil a partir da proposta da Smap de materializar a experiência virtual. As transformações do Bairro Novo do Caximba fazem parte da experiência virtual da Arena Metaverso. Com o equipamento, o público pode visualizar o futuro previsto para a comunidade da Vila 29 de Outubro, no extremo Sul da cidade.

Durante os cinco minutos de viagem a bordo do balão digital da Prefeitura de Curitiba, os visitantes poderão ver antecipadamente as áreas de reassentamento, o parque linear, o corredor ecológico, o conjunto de novos equipamentos públicos e todos os benefícios que fazem parte da execução da obra, iniciada em outubro de 2022, com a construção das primeiras 752 casas.

Segundo os visitantes João Cordeiro, de 20 anos, e Gean Kaminski, de 29 anos, a experiência virtual é um atrativo espetacular, já que a tecnologia é interativa. 

Ambos fazem parte do Agente do Meio Ambiente (AMA), uma rede colaborativa que multiplica comportamentos sustentáveis e um dos expositores do Smart City Expo 2023. “Visualizar esse projeto finalizado que promete melhorar a qualidade de vida dos habitantes ao mesmo tempo que visa proteger o meio ambiente é realmente muito legal”, afirma Kaminski.  

O Bairro Novo do Caximba vai promover o reassentamento de 1.147 famílias e a recuperação de áreas de preservação permanente dos rios Barigui e Iguaçu. O objetivo é estabelecer um novo padrão de qualidade de vida e saúde para a comunidade. 

O Smart City Curitiba Expo 2023

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. No Brasil, o congresso é realizado desde 2018 em Curitiba.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e tem patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais