CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Polícia Penal conclui mais uma turma do Curso de Transição em Operações, em Cascavel

Polícia Penal conclui mais uma turma do Curso de Transição em Operações, em Cascavel

O evento aconteceu no auditório principal do Centro Cultural Gilberto Mayer e contou com a participação de autoridades locais além de familiares dos formandos....

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Polícia Penal conclui mais uma turma do Curso de Transição em Operações, em Cascavel

A Polícia Penal do Paraná, por meio da Coordenação Regional de Cascavel, realizou na última terça-feira (21), a cerimônia de Formatura de 30 policiais penais da 2ª Turma do Curso de Transição em Operações para a Polícia Penal (CTOPP).

O evento aconteceu no auditório principal do Centro Cultural Gilberto Mayer e contou com a participação de autoridades locais além de familiares dos formandos.

O ato marca o fim de um ciclo de 14 dias de atividades de capacitação prática para policiais penais que integram o Sistema Penitenciário da Região Oeste do Paraná.

Durante o discurso, na mesa de honras, o Coordenador Regional da Polícia Penal em Cascavel, Thiago Correia, destacou a importância da ação para os policiais penais.

“Isso demonstra um importante passo da Polícia Penal do Paraná, no que se refere a transição da nova carreira. Sem dúvidas a Polícia Penal, hoje, é uma das forças de segurança mais preparadas para capacitar os próprios integrantes. Capacitação que demonstra a evolução desta importante instituição”, afirmou Thiago.

O curso, organizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário – Espen – da Polícia Penal do Paraná, surgiu com a necessidade de aperfeiçoar táticas e padronizar procedimentos a partir do novo regramento nacional, proposto pela Emenda Constitucional 104/2019 que reconheceu a carreira da Polícia Penal no Brasil, antigamente integrada por agentes penitenciários.

No Paraná a regulamentação da Lei que instituiu o quadro próprio da Polícia Penal, ocorreu em outubro de 2021.

Além dos ensinamentos práticos a formação também contempla uma carga horária teórica, realizada por meio de plataforma digital na modalidade de Ensino a Distância.

O coordenador geral do CTOPP Paraná, Rodrigo Alves Almeida, destacou que a profissionalização dos policiais penais do Estado é realizada com instrutores da própria Polícia Penal.

“O curso tem o objetivo de capacitar os policiais penais para algumas demandas que antes eram realizadas com o apoio de outras forças de segurança, entre elas questões relacionadas a escoltas, abordagens e segurança externa. Todos os instrutores buscaram conhecimento técnico com outras instituições, entre elas Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, entre outras. Hoje adquiriram esse conhecimento técnico para a aplicação aos demais policiais penais”, contou.

Os 30 formandos receberam um certificado do curso e o brevê que os habilita operadores para o uso de armamento curto e longo além de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, empregados com tecnologias não letais.

Servidor de carreira há 15 anos no Estado do Paraná, o policial penal, Robson Martins, explica que a qualificação foi bastante aguardada, principalmente após a reestruturação da carreira.

“Chegamos a um nível de excelência na Polícia Penal, onde os próprios colegas de farda, instrutores de alto nível, conseguem compartilhar o conhecimento conosco e com outras forças. A evolução foi muita aguardada, muito esperada. Sentimento de gratidão para nós que aguardávamos esse importante passo”, finaliza.

CTOPP

O curso de transição em operações de polícia penal tem carga horária de 260 horas, sendo 140 do módulo operacional presencial e mais 120 de atividade na plataforma de educação a distância da Espen. O projeto pretende atender mais de 2 mil servidores no Estado, envolvendo todas as regionais da Polícia Penal.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais