CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Comércio exterior e vigilância aduaneira não param em Foz do Iguaçu

Comércio exterior e vigilância aduaneira não param em Foz do Iguaçu

Atividades da Receita Federal são essenciais para manter o fluxo de comércio exterior e, com isso, o abastecimento de produtos no país... ...

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade
Imagem referente a Comércio exterior e vigilância aduaneira não param em Foz do Iguaçu

A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu atua primordialmente no controle aduaneiro de veículos e cargas que transitam entre os países da tríplice fronteira, uma das mais importantes ligações entre o Brasil, o Mercosul e os portos que nos ligam ao Oceano Pacífico. 

Na área do comércio exterior a ALF/ Foz do Iguaçu é responsável pela operação do maior porto seco do Brasil, por onde circulam mais de 160 mil veículos por ano (750 caminhões por dia). Os principais produtos importados são peixes, frutas, alho, azeitonas, farinha de trigo, carne suína e feijão, dentre outros produtos, que são essenciais para a manutenção do abastecimento da população brasileira. Na exportação destacam-se os maquinários agrícolas, adubos, automóveis, peças, aço e madeira.

No que tange à vigilância aduaneira, a Alfândega cuida dos principais acessos aos países vizinhos: Paraguai e Argentina. A Ponte Internacional da Amizade liga o Brasil ao Paraguai enquanto a Ponte Tancredo Neves faz a divisa com a Argentina. Nesses pontos de fronteira a Receita Federal atua para controlar o acesso de veículos, mercadorias e bagagens em conformidade com a lei aduaneira.

Neste momento de combate ao Coronavírus, a Receita Federal vem envidando todos os esforços para manter o fluxo do comércio exterior e, assim, manter o abastecimento dos produtos importados e exportados, além de contribuir para a manutenção da saúde financeira das empresas que atuam no comércio exterior e de seus empregados.

Na vigilância aduaneira, além da responsabilidade do controle de veículos, cargas e bagagens, a Receita Federal tem atuado, em conjunto com profissionais de saúde e forças de segurança, para controlar a passagem de pessoas nos pontos de fronteira.

Fonte: Assessoria

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais