CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Hoje é Dia: semana traz o Dia Internacional da Síndrome de Down
© Wilson Dias/Agência Brasil

Hoje é Dia: semana traz o Dia Internacional da Síndrome de Down

Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica - observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down - é a mais comum......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

O dia escolhido para falar, em todo o planeta, sobre a síndrome de Down não poderia ser outro: o dia 21 do mês 3. A síndrome de Down é uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, e não dois, como o usual. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente T21.

Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica – observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down – é a mais comum entre os humanos.

Em 2014, o Programa Especial, da TV Brasil, trouxe uma entrevista com um médico geneticista, que falou sobre o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down, questões como expectativa de vida, incidência da T21 e algumas características particulares às pessoas com Down: 

O Dia Mundial da Síndrome de Down, formalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, não só celebra a vida das pessoas que têm a síndrome, mas também fala sobre direitos, inclusão e sobre a possibilidade das pessoas com Down serem e fazerem tudo aquilo que elas quiserem.

O Programa Especial – que tem a primeira repórter com síndrome de Down do país, Fernanda Honorato – traz uma série de histórias que mostram a potência das pessoas com trissomia do 21: elas são atrizes e atores, bailarinos, modelos, artistas circenses, atletas… pessoas que namoram, se casam, trabalham e mais.

 

Mestres da literatura e da música

Dois grandes nomes da literatura nacional são lembrados nesta semana – e ambos foram tema de episódios do programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil.

Neste domingo (19) completam-se 125 anos do falecimento do poeta Cruz e Sousa – mestre do simbolismo nacional e tido como o maior poeta negro da língua portuguesa. O programa lembrou também o preconceito e a discriminação que Cruz e Sousa enfrentou em toda a vida, e de como morreu pobre, jovem e sem jamais ter recebido reconhecimento por sua obra.

Graciliano Ramos, que faleceu há 70 anos, no dia 20 de março de 1953, também teve sua vida e obra detalhadas pelo De Lá Pra Cá, em 2013. Trabalhador incansável da palavra, Ramos escreveu contos, romances, memórias e crônicas, tornou-se um dos escritores mais importantes da literatura nacional e tem em Vidas Secas sua obra-prima: 

Também no dia 20, mas do ano de 1863 – ou seja, há 160 anos – nascia o pianista e compositor Ernesto Nazareth. Considerado, ao lado de Chiquinha Gonzaga, um dos maiores compositores brasileiros do final do século 19 e início do século 20, Nazareth ajudou a formatar a identidade musical do país, levando composições genuinamente brasileiras para os grandes salões. Conheça sua história no programa Todas as Vozes, da Rádio MEC:

Já na terça-feira é o Dia Internacional das Florestas. O Brasil tem a segunda maior área de florestas do mundo, com 500 milhões de hectares. Isso significa que aproximadamente 60% do território nacional é coberto por florestas.

O que também é abundante no país é a água: cerca de 12% da água doce disponível no planeta está em território brasileiro. Para chamar a atenção para a importância desse recurso natural é que surgiu o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O Ciência é Tudo, da TV Brasil, mostrou como a água é essencial em praticamente todas as áreas da existência humana, como agricultura, indústria, abastecimento, turismo, aquicultura, geração de energia e mais:

 

História dos povos do país

Na história e geografia, três datas se destacam na semana: dia 24 de março é o Dia da União dos Povos Latino-Americanos. O Momento Três, da Rádio Nacional, fez sua reverência ao povo latino – formado por diferentes estilos, identidades, culturas e até idiomas, mas que se une também pela música:

Pessoas de origem árabe no Brasil também têm um dia para chamar de seu: dia 25 de março é o Dia Nacional da Comunidade Árabe. Entenda, nesta entrevista que foi ao ar pelo programa VerTV, da TV Brasil, como se deu a imigração árabe para o país:

 

Mais datas

Nos próximos dias, também serão lembrados a morte do psicanalista e escritor mineiro Helio Pellegrino (35 anos em 23 de março), o nascimento da cantora Ellen de Lima (85 anos em 24 de março), o Dia Mundial da Tuberculose (também em 24 de março) e os 105 anos da morte do músico e compositor francês Claude Debussy (em 25 de março).

Morte do poeta simbolista catarinense Cruz e Sousa (125 anos)

Cerimônia do Oscar é transmitida pela primeira vez na televisão (70 anos)

Dia Nacional do Artesão

20

Nascimento do pianista e compositor fluminense Ernesto Nazareth (160 anos)

Morte do escritor alagoano Graciliano Ramos (70 anos)

Início da Guerra no Iraque (20 anos)

Equinócio de primavera (Hemisfério Norte) e Equinócio de outono (Hemisfério Sul) – as comemorações de várias culturas para o equinócio da primavera deram origem a costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã

Dia Internacional da Francofonia – data para difundir e divulgar a cultura francesa

Dia Internacional da Felicidade

Dia Internacional da Cor

Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Mundial da Poesia – data criada na 30ª Conferência Geral da Unesco

22

Dia Mundial da Água

23

Morte do psicanalista e escritor mineiro Helio Pellegrino (35 anos)

Dia Mundial da Meteorologia

24

Sanção da Lei Pelé ou Lei do Passe Livre (25 anos) – muda a legislação sobre o passe de jogadores de futebol

Nascimento da cantora e atriz baiana Ellen de Lima (85 anos) – começou sua carreira em 1950 no programa de calouros de César de Alencar, na Rádio Nacional

Dia da União dos Povos Latino-Americanos

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

25

Morte do músico e compositor francês Claude Debussy (105 anos)

Nascimento da artista plástica argentina Beatriz Berman (75 anos)

Dia Nacional da Comunidade Árabe

Hora do Planeta (data móvel) – último sábado de março de cada ano

 

*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados a cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br. 

Fonte: Agência Brasil

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais