CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Famílias prestigiam atletas mirins em tarde de aquathlon no Clube da Gente

Famílias prestigiam atletas mirins em tarde de aquathlon no Clube da Gente

Cerca de 1.000 pessoas passaram pelo Clube da Gente durante a competição que começou às 13h e se estendeu até o fim da tarde.......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Famílias prestigiam atletas mirins em tarde de aquathlon no Clube da Gente

Com a participação de 230 crianças e adolescentes, o Clube da Gente Santa Felicidade reuniu, na tarde deste sábado de sol (18/3), as famílias dos atletas mirins de 8 a 16 anos que disputaram a primeira etapa da competição de aquathlon. A atividade faz parte do programa Curitiba Viva Bem da Prefeitura de Curitiba.

Cerca de 1.000 pessoas passaram pelo Clube da Gente durante a competição que começou às 13h e se estendeu até o fim da tarde. O evento foi realizado em parceria pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a Federação Paranaense de Triathlon (FPTri) e a Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

A modalidade compreende duas atividades, sendo a primeira a natação, disputada na piscina do Clube da Gente, seguida da corrida, com trajeto em volta da unidade da Smelj. Tudo foi sinalizado para facilitar aos atletas. O público soube respeitar as delimitações fixadas para a competição dividida em quatro categorias: 8/9 anos (100 m de natação e 500 m de corrida), 10/11 anos (200 m de natação e 1 km de corrida); 12/13 anos (300 m de natação e 1,75 km de corrida); e 14/16 anos (400 m de natação e 2,5 km de corrida).

Entre a natação e a corrida, o circuito fixa uma área de transição, na qual as crianças e os adolescentes retiram os óculos de natação e a touca e calçam o tênis para prosseguir na competição. O material individual de cada um fica separado numa caixa identificada pelo número da inscrição. A classificação se dá pela contagem do tempo absoluto nas duas provas.

Orgulho

Isadora Mariah Francisco, de 10 anos, caiu no choro quando soube pelo pai, o metalúrgico Milton José Francisco, que tinha ficado em primeiro lugar na categoria 10/11 anos feminino. Estudante do 5º ano da Escola Municipal Francisco Derosso, no Xaxim, ela contou da emoção desse tipo de competição.

“Eu já participei de outras provas. A gente fica nervosa, achando que não vai conseguir. Estou orgulhosa de mim”, disse ela ofegante logo depois da competição.

O pai contou que o triathlon ajudou a filha. “Ela tem déficit de atenção, tinha dificuldade de aprendizado. Em quase dois anos do esporte, a evolução foi impressionante, ela se desenvolveu na leitura e os professores dizem que ela melhorou. Muito importante a prefeitura apoiar um projeto como este”, defendeu Milton.

“Sem contar que uma menina desse tamanho conseguir fazer esse esforço é incrível. A gente fica muito orgulhoso”, disse o emocionado pai que ilustra o sentimento dos familiares que acompanharam a disputa durante toda a competição.

A família de Julia Prado da Silva Bruno, de 10 anos, que treina no Clube da Gente Santa Felicidade, fez questão de prestigiar a competição. A mãe dela, Laura Prado da Silva Bruno, conta que a filha gosta muito. “E os professores são perfeitos. Ela melhorou na concentração, disciplina. Hoje se preocupa mais com a alimentação e conseguiu entrar no peso adequado para a idade dela. Trouxemos todo mundo pra participar deste momento”, contou.

A profissional autônoma Marina Milena Ferreira, mãe de Gabriel Bernardo Ferreira Alcântara, de 11 anos, sempre gostou do esporte e faz questão de incentivar o filho, que pratica o triathlon no Centro da Juventude Eucaliptos. Gabriel, que está no 9º ano do Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, no Sítio Cercado, explicou o cansaço após a prova. “É muito esforço”, resumiu.

Para Marina, o esporte faz toda diferença. “Uma criança que pratica alguma modalidade tem outra cabeça quando for adulto”, assegura a mãe.

Só em Curitiba, 360 crianças e adolescentes participam das atividades da Escolinha de Triathlon. Elas treinam em sete núcleos dos quais seis são da Prefeitura de Curitiba: Boqueirão, CIC, Oswaldo Cruz, Boa Vista, Cajuru e Santa Felicidade. A capital paranaense é o maior polo do projeto que está presente em outros estados do país.

  • Caminhada e piqueniques vão marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down em Curitiba
  • Estamos formando curitibinhas com uma visão sustentável de mundo, diz Greca

Competição inclusiva

Neste sábado (18/3), cerca de 50 pessoas, entre professores de educação física, atletas e outros profissionais ligados aos parceiros do evento ajudaram a organizar a competição.

Dentre eles, atletas de alto rendimento como Gabrielle Lemes, de 20 anos, que integra a seleção brasileira sub 23, e João Vitor Mazorca, de 17, da seleção brasileira júnior. “Fui da primeira escolinha, ainda em 2015, quando estudava no Colégio da Polícia Militar. Esse é um esporte tão caro. Ver que existem oportunidades para as crianças que queiram participar me dá uma felicidade e orgulho de estar aqui”, declara Gabrielle.

“Quando somos crianças e estamos começando no esporte, participar de uma competição assim é como se fosse um campeonato mundial. É muita emoção, a gente fica nervoso. Aliás, até hoje a gente fica”, brinca o jovem, também satisfeito de poder ajudar.

O presidente da Federação Paranaense de Triathlon, João Mazorca, explica que o evento não é apenas um caça-talento. “É uma competição inclusiva. Temos crianças com diferentes características, todas são bem-vindas. Estamos formando essas crianças para a vida”, defende.

Dentre os participantes, o número de garotas e garotos é equilibrado. “Atendemos o objetivo do desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecido pela ONU. Nossas competições são para meninos e meninas”, explica o coordenador da Escolinha, Ricardo Junior Cardoso. O ODS 5 estabelece o objetivo de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem como padrinho o triatleta Juraci Moreira Junior

Após a etapa de Santa Felicidade, a competição de aquathlon segue nos dias 13 de maio (CIC), 17 de junho (Boa Vista), 26 de agosto (Cajuru), 28 de outubro (Boqueirão. A prova final será em dezembro.

Clube da Gente Santa Felicidade

O Clube da Gente Santa Felicidade, primeiro endereço da competição de aquathlon, oferece diversas modalidades à população, tudo de graça.

“As aquáticas, como a natação, são as favoritas dos nossos alunos. Só na hidroginástica, temos 800 adultos matriculados”, comemora o coordenador da unidade, Lucas Toresin, ao informar que o Clube da Gente Santa Felicidade tem 2.220 alunos matriculados em todas as modalidades.

Para participar das atividades é preciso inscrever-se pelo portal Curitiba em Movimento.

As competições esportivas fazem parte do Curitiba Viva Bem, política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais