CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Festividades do aniversário de Curitiba chegam às crianças do Pinheirinho

Curitiba – Festividades do aniversário de Curitiba chegam às crianças do Pinheirinho

O evento lotou a quadra poliesportiva da Rua da Cidadania e faz parte das celebrações do aniversário de 330 anos da cidade. O prefeito Rafael......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Festividades do aniversário de Curitiba chegam às crianças do Pinheirinho

Cerca de 500 curitibinhas do Pinheirinho tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (9/3). O Auto de Fundação de Curitiba levou diversão, história e muito conhecimento aos estudantes de escolas municipais Belmiro Cesar, Francisco Frischmann, Nair de Macedo, do Expedicionário e Tomaz Edison.

O evento lotou a quadra poliesportiva da Rua da Cidadania e faz parte das celebrações do aniversário de 330 anos da cidade. O prefeito Rafael Greca chegou animado cantando o Hino de Curitiba em coro com as crianças.

Além da aula de história apresentada por atores do Auto de Fundação de Curitiba, as crianças ficaram encantadas com a presença dos personagens da Família Folhas: Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Fefo, Flora e Foleco.

Isadora Ladeia, 7 anos, aluna do 3º ano do CEI Expedicionário, se sentou ao lado da colega de classe, Gabrielly de Moraes, 8 anos. Elas estavam animadas com a Família Folhas. “Adoro a Flora, é a primeira vez que vejo ela de pertinho. É importante a gente separar o lixo”, ressaltou Isadora.

Pietro Henrique do Amaral, 9 anos, aluno do 5º ano no CEI Belmiro Cesar, também não continha a alegria com toda a festa e brincadeiras. “Estou adorando, já estudei a história da cidade na escola, mas assistir ao teatro é bem diferente, mais divertido”, celebrou.

Após a apresentação do Auto, todos cantaram parabéns para a cidade e Greca começou a distribuição dos pedaços de bolo, posou para fotografias com alunos, professores e citou a importância de todas as nações na história da cidade.

“Curitiba é a cidade de todas as gentes, somos uma população formada pela união de muitos povos. Viva Curitiba”, saudou o prefeito. 

Auto da Fundação 

O espetáculo apresenta uma abordagem artística e educativa, baseada no painel “Fundação da Cidade de Curitiba” do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990). 

O enredo é composto por uma série de personagens históricos notáveis, incluindo Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara. A performance inclui ainda a interpretação do carismático personagem dos quadrinhos, Curitibinha, criado por Marcos Vaz. 

A encenação busca informar e entreter os alunos com uma narrativa, contada por personagens icônicos da história da cidade.

Presenças

Acompanharam a celebração a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; a deputada estadual Márcia Huçulak; os vereadores Pier Petruzziello, Sargento Tânia Guerreiro, Beto Moraes e Oscalino do Povo; professores e servidores da Regional Pinheirinho.

Próximas apresentações do Auto da Fundação de Curitiba

10 de março (sexta-feira) – CIC – 15h30
Parque dos Tropeiros – Rua Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC

13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 – Centro

14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213 

Versão estendida do espetáculo

Memorial de Curitiba
Dias 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco

Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451 

Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 – Centro  

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN