
Saiba como diferenciar os sintomas da COVID-19, a gripe e o resfriado
Diferenciar essas três doenças não é tarefa fácil. No entanto alguns sintomas podem ser observados......

Publicado em
Por Paulo Eduardo
Mais acessadas agora

Diferenciar essas três doenças não é tarefa fácil. No entanto alguns sintomas podem ser observados.
A febre, por exemplo, comum na COVID-19 e na gripe, é rara em casos de resfriado. Em um resfriado, a febre quando surge é baixa. Na gripe, a febre dura, em média, três dias e, em geral, apresenta-se acima de 38 °C. Na COVID-19 a febre ocorre em mais de 80% dos casos.
No resfriado são comuns:espirros, coriza, bem como a dor de garganta. De maneira geral, o resfriado afeta, principalmente, as vias aéreas superiores.
A falta de ar é um sintoma que merece alerta, sendo observada na COVID-19, mas raramente na gripe e no resfriado. A falta de ar apresenta-se entre 19% e 35% dos pacientes com a COVID-19.
Os exames para testagem para casos suspeitos do novo coronavírus serão realizados somente para os casos moderados e graves. Por isso, a importância de buscar a informação correta através dos telefones disponíveis pelo Call Center da Secretaria de Saúde de Cascavel.
Desde ontem, a Divisão de Saúde Bucal também passou a integrar a rede do Call Center com um número de telefone específico (Call Center 3 = (3321-2110).
Mas atenção! o contato deve ser feito apenas para casos agudos, urgências e emergências odontológicas; as consultas e os agendamentos para essa finalidade estão suspensas temporariamente.
Abaixo você confere como identifica se os seus sintomas estão associados a um resfriado, gripe ou COVID-19:

Atenção! A Secretaria de Saúde reforça os números do Call Center para informações, antes de procurar os serviços de saúde
Call Center 1 = (3096-9090) Para informações aos pacientes com sintomas gripais e viajantes.
Call Center 2 = (3096-9191) Para informações aos pacientes que utilizam serviços da Saúde Mental, gestantes e pacientes com queixas agudas e crônicos descompensados.
Call Center 3 = (3321-2110) Para avaliação de casos agudos, urgências e emergências odontológicas.
UPAs = As Unidades de Pronto Atendimento UPAS atenderão a demanda das demais patologias, em caso de urgência e emergência.
Informações sobre o coronavírus = O cidadão deve ligar para o telefone exclusivo para assunto ligados ao COVID-19, até mesmo se a informação que recebeu é verdade ou mentira. O telefone é 3321-2001.
Assessoria
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou