Deputados Estaduais gastaram mais de R$ 700 mil em passagens em 2022
Publicado em
Relacionadas:
Por Redação CGN
Deputados estaduais do Paraná gastaram, em 2022, a quantia de R$ 717.811,08 em passagens e taxas de embarque, provenientes das verbas de ressarcimento. Os dados obtidos pela CGN e disponibilizados pela ALEP chamam atenção pelo alto valor que foi despendido, principalmente em um momento em que o Brasil enfrenta uma crise econômica que afeta todos os contribuintes.
Dentre os parlamentares, destaca-se os Deputados Soldado Adriano José e Tião Medeiros, que utilizaram as quantias de R$ 73.531,80 e R$ 73.301,63 respectivamente, somente para esse fim. O valor gasto por eles é superior ao que foi utilizado pelos seus colegas de Assembleia Legislativa.
Em apenas um dia, 16 de dezembro de 2022, o deputado Soldado Adriano José gastou da verba de ressarcimento na categoria despesa com passagens e taxas de embarque a quantia de R$ 7.443,95 em 3 notas. Uma no valor de R$ 869.99, outra de R$ 3.180.38 e a terceira de R$ 3.393.58. Todas para a empresa V. R. VIAGENS E TURISMO LTDA.
Deputados gastaram também com combustível
Além do valor gasto em passagens e taxas de embarque, o deputado Soldado Adriano gastou também em 2022, R$ 46.865,60 em combustível, conforme publicação feita pela CGN.
Já o deputado Tião Medeiros, que também despendeu mais de R$ 73 mil em passagens e taxas de embarque, gastou em 2022 a quantia de R$ 27.956,84 em combustível.
Verbas de ressarcimento
Ainda que os deputados tenham direito a essas verbas de ressarcimento, que incluem, além de passagens, outras despesas relacionadas ao exercício de suas funções, é importante ressaltar que a sociedade brasileira vive um momento delicado em termos econômicos, o que impõe medidas de austeridade e contenção de gastos.
Assim, os altos valores despendidos em passagens e taxas de embarque pelos deputados estaduais do Paraná demonstram uma certa falta de sensibilidade em relação ao cenário atual do país, que exige sacrifícios de todos os cidadãos. É preciso que os parlamentares estejam atentos a essas questões e adotem uma postura mais responsável em relação ao uso do dinheiro público.
Quanto cada deputado estadual gastou com passagens e taxas de embarque?
- SOLDADO ADRIANO JOSÉ – R$ 73.531,80
- TIÃO MEDEIROS – R$ 73.301,63
- MARCEL MICHELETTO – R$ 61.157,33
- MARCIO PACHECO – R$ 58.235,74
- DR. BATISTA – R$ 42.591,50
- SOLDADO FRUET – R$ 37.693,82
- TIAGO AMARAL – R$ 34.745,65
- DOUGLAS FABRICIO – R$ 31.242,50
- JONAS GUIMARÃES – R$ 30.425,79
- EVANDRO ARAUJO – R$ 25.004,57
- DELEGADO FERNANDO MARTINS – R$ 20.277,24
- RICARDO ARRUDA – R$ 19.344,92
- LUCIANA RAFAGNIN – R$ 18.355,02
- MARCIO NUNES – R$ 17.664,56
- BOCA ABERTA JUNIOR – R$ 17.470,83
- ALEXANDRE CURI – R$ 16.055,99
- TADEU VENERI – R$ 14.469,72
- ANIBELLI NETO – R$ 14.321,53
- MARIA VICTÓRIA – R$ 13.198,94
- ÉLIO RUSH – R$ 10.152,22
- PAULO LITRO – R$ 8.667,79
- GOURA – R$ 8.192,98
- TERCÍLIO TURINI – R$ 7.444,46
- HOMERO MARCHESE – R$ 7.326,55
- ARILSON CHIORATO – R$ 7.249,49
- GILSON DE SOUZA – R$ 6.386,82
- CORONEL LEE – R$ 5.904,41
- RODRIGO ESTACHO – R$ 5.141,41
- BAZANA – R$ 5.071,78
- GUGU BUENO – R$ 4.966,27
- LUIZ CLAUDIO ROMANELLI – R$ 4.732,45
- LUIZ FERNANDO GUERRA – R$ 3.956,01
- ALEXANDRE AMARO – R$ 2.972,36
- ADEMAR TRAIANO – R$ 2.777,72
- NATAN SPERAFICO – R$ 2.134,75
- NELSON LUERSEN – R$ 1.925,64
- GUTO SILVA – R$ 1.337,38
- NEREU MOURA – R$ 1.049,43
- REQUIÃO FILHO – R$ 424,76
- DELEGADO JACOVÓS – R$ 288,44
- PROFESSOR LEMOS – R$ 254,88
- HUSSEIN BAKRI – R$ 194,90
- REICHEMBACH – R$ 169,10
Os deputados(a): Galo, Plauto Miró, Francisco Buhrer, Cristina Silvestri, Adelino Ribeiro, Cobra repórter, Nelson Justus, Michele Caputo, Cantora Mara Lima, Luiz Carlos Martins, Mauro Moraes, Artagão Junior, Gilberto Ribeiro, Mabel Canto e Ademir Bier não registraram gastos com a despesa de passagens e taxas de embarque em 2022.