Deputados estaduais gastam milhões em combustível: Quem paga a conta?

Publicado em

Relacionadas:

Imagem Ilustrativa

Por Redação CGN

Atualizado em

Os gastos de combustíveis dos Deputados estaduais em 2022 são uma questão relevante e que merece atenção. Embora ainda existam desafios para a obtenção de informações precisas e para o aumento da transparência, é importante que a sociedade cobre a prestação de contas e a fiscalização dos recursos públicos. Os Deputados estaduais devem estar cientes de que são servidores públicos e que precisam agir com responsabilidade e transparência na gestão dos recursos, pois o país ainda se recupera da crise econômica causada pela corrupção que deu origem a operação Lava Jato e pela pandemia do Covid-19.

Para entender a situação atual dos gastos de combustíveis dos Deputados estaduais em 2022, é importante analisar os dados disponibilizados pela ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná) e obtidos pela CGN através de levantamento feito nas verbas de ressarcimentos despendidas por eles

Somando apenas a despesa de combustível utilizada no ano de 2022 por todos os deputados estaduais o valor pago pelo contribuinte paranaense foi de R$ 2.876.523,00, perfazendo um total mensal com média de R$ 239.710,25.

Qual foi o deputado(a) que mais gastou com Combustível em 2022?

A Deputada Cantora Mara Lima lidera a lista no categoria de despesas com combustíveis em 2022. Segundo o levantamento, a deputada gastou a quantia de R$ 121.300,45 nos 12 meses do ano passado, atingindo uma média de R$ 10.000,00 ou 1.666,67 litros de combustível mensais, calculando o custo do litro do combustível em R$ 6.

Não podemos negar que esse valor é bastante elevado, mas também não podemos julgar os deputados sem considerar todos os fatores envolvidos. É preciso analisar, por exemplo, quantos deslocamentos foram realizados no período, qual foi a distância percorrida em cada um deles, quantos veículos foram utilizados, entre outros aspectos. Dados estes que não são fornecidos e são imprescindíveis para conferências, para evitar o desperdício e o mau uso do dinheiro dos contribuintes.

De acordo com dados divulgados pela ALEP, o mês de Abril de 2022 foi o mês em que a deputada mais gastou da sua verba de ressarcimento com combustível, totalizando R$ 14.623,94 ou 12,06% do total gasto no ano pela cantora.

Quanto cada deputado estadual gastou com combustível em 2022

  • PROFESSOR LEMOS – R$ 77.315,27
  • BOCA ABERTA JUNIOR – R$ 44.090,73
  • PLAUTO MIRÓ – R$ 71.446,05
  • TIAGO AMARAL – R$ 73.283,23
  • FRANCISCO BUHRER – R$ 43.453,43
  • PAULO LITRO – R$ 31.708,44
  • ARILSON CHIORATO – R$ 92.291,19
  • RICARDO ARRUDA – R$ 28.568,92
  • GOURA – R$ 42.459,55
  • SOLDADO ADRIANO JOSE – R$ 46.865,60
  • TIÃO MEDEIROS – R$ 27.956,84
  • MARCIO PACHECO – R$ 82.443,21
  • SOLDADO FRUET – R$ 93.996,76
  • GUTO SILVA – R$ 61.567,72
  • REQUIÃO FILHO – R$ 64.673,60
  • TADEU VENERI – R$ 75.759,34
  • ALEXANDRE AMARO – R$ 39.296,05
  • CORONEL LEE – R$ 34.106,29
  • DOUGLAS FABRÍCIO – R$ 62.795,25
  • CRISTINA SILVESTRI – R$ 79.739,25
  • ADELINO RIBEIRO – R$ 87.033,85
  • ANIBELLI NETO – R$ 90.498,81
  • COBRA REPORTER – R$ 101.105,84
  • DELEGADO JACOVÓS – R$ 49.450,18
  • NELSON JUSTUS – R$ 5.322,04
  • JONAS GUIMARÃES – R$ 25.724,07
  • NELSON LUERSEN – R$ 68.339,44
  • DELEGADO FERNANDO MARTINS – R$ 70.526,72
  • REICHEMBACH – R$ 54.390,03
  • DR. BATISTA – R$ 66.849,25
  • MICHELE CAPUTO – R$ 66.898,23
  • CANTORA MARA LIMA – R$ 121.300,45
  • ADEMAR TRAIANO – R$ 23.391,34
  • TERCÍLIO TURINI – R$ 61.575,17
  • LUIZ CARLOS MARTINS – R$ 35.147,98
  • LUCIANA RAFAGNIN – R$ 87.378,72
  • ELIO RUSCH – R$ 46.947,78
  • BAZANA – R$ 47.776,05
  • ALEXANDRE CURI – R$ 49.057,08
  • MAURO MORAES – R$ 38.404,83
  • GILSON DE SOUZA – R$ 24.199,47
  • ARTAGÃO JUNIOR – R$ 52.595,92
  • NEREU MOURA – R$ 72.851,24
  • MARCIO NUNES – R$ 70.393,92
  • HOMERO MARCHESE – R$ 488,03
  • GILBERTO RIBEIRO – R$ 33.624,59
  • MARIA VICTÓRIA – R$ 49.270,96
  • MARCEL MICHELETTO – R$ 33.155,77
  • EVANDRO ARAUJO – R$ 37.442,50
  • MABEL CANTO – R$ 35.123,72
  • LUIZ FERNANDO GUERRA – R$ 17.381,85
  • GUGU BUENO – R$ 5.683,02
  • RODRIGO ESTACHO – R$ 41.655,83
  • HUSSEIN BAKRI -R$ 18.798,87
  • NATAN SPERAFICO – R$ 12.922,73

Os deputados Galo, Luiz Claudio Romanelli e Ademir Bier não registraram gastos com combustíveis. No entanto o deputado Galo gastou do dinheiro público R$ 87.920,25 na categoria de despesa “Transporte realizado em veículo próprio”.

Qual foi o deputado(a) de Cascavel que mais gastou com Combustível em 2022?

Segundo dados oficiais levantados pela CGN, Adelino Ribeiro foi o deputado de Cascavel que em 2022 mais utilizou a verba de ressarcimento para esse fim, totalizando a quantia de R$ 87.033,85, ou seja, Adelino gastou em média, R$ 7.252,82 mensais com combustível. Cabe ressaltar que a verba de ressarcimento é um recurso público, ou seja, é financiada com o dinheiro dos impostos pagos pela população.

Apenas como curiosidade, no dia 23 de maio de 2022, Adelino gastou a quantia de R$ 1.182.88 com combustível, divididos em 4 notas fiscais. Posto Quinta Cidade LTDA – R$ 150,00 / Auto Posto PMS LTDA – R$ 265,00 / Dal Vesco & Grapegia LTDA – R$ 330,03 / Dal Vesco & Grapegia LTDA – R$ 437,85.

O que são verbas de ressarcimento?

As verbas de ressarcimento são destinadas a cobrir despesas dos deputados estaduais, como combustível, material de escritório, locação de veículos, telefone, advogados, marketing entre outras. Essas despesas são consideradas como gastos de mandato e, portanto, não são tributáveis.

Os valores das verbas de ressarcimento variam de estado para estado. No Paraná, os deputados estaduais recebem uma verba de ressarcimento mensal de R$ 36.596,36, além do salário aproximado de R$ 29.000,00 (janeiro 2023).

Essa verba mensal de R$ 36.596,36 é acumulativa, se um deputado não utilizar o valor total, no próximo mês ele terá o valor de R$ 36.596,36 mais o saldo do mês anterior.

X