CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Hoje é Dia: Copérnico, Nina Simone e George Harrison são destaques
© Divulgação/Domínio Público

Hoje é Dia: Copérnico, Nina Simone e George Harrison são destaques

Também neste domingo, 19 de fevereiro, a vice-presidente da Argentina (e ex-presidente do país), Cristina Kirchner, completa 70 anos. No dia seguinte, 20 de fevereiro, é......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

A semana entre os dias 19 e 25 de fevereiro é repleta de aniversários de nascimento de figuras marcantes na história. Neste domingo, 19 de fevereiro, há o nascimento de um dos maiores cientistas de todos os tempos: Nicolau Copérnico, que completa 550 anos. O polonês entrou para a história quando, contrariando o então pensamento vigente que considerava a Terra como centro do Universo, propôs a Teoria do Heliocentrismo. Em 2014, o História Hoje, da Radioagência Nacional, contou a trajetória dele.

Também neste domingo, 19 de fevereiro, a vice-presidente da Argentina (e ex-presidente do país), Cristina Kirchner, completa 70 anos. No dia seguinte, 20 de fevereiro, é o aniversário da cantora e compositora Robyn Rihanna Fenty, mais conhecida como Rihanna, que chega aos 35 anos de idade.

Os aniversários de nascimento de artistas não param por aí. No dia 21 de fevereiro é celebrado o nascimento de Nina Simone, pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis da população negra. A norte-americana (que faleceu em 2003) nasceu há 90 anos e é uma das figuras mais importantes do jazz, com um legado que ainda influencia artistas de diversas gerações.

As Rádios EBC já fizeram vários programas em homenagem à cantora. Em 2018, o Momento Três a homenageou, falando sobre a sua trajetória. Em 2020, foi a vez do Jazz Livre! fazer um especial sobre ela.

Para fechar a semana, temos os 80 anos de nascimento de George Harrison (que morreu em 2001), guitarrista da lendária banda britânica The Beatles. Veículos da EBC já fizeram diversos conteúdos sobre ele. Em 2016, o História Hoje, da Radioagência Nacional, falou da sua trajetória.

No ano passado, dois programas das Rádios EBC falaram de momentos pontuais da carreira de George Harrison. O Templo do Rock falou sobre o trabalho dele na banda Traveling Wilburys. Já o História Hoje relembrou a última apresentação do guitarrista.

Já em 22 de fevereiro de 1997, o filme “Central do Brasil” levou o prêmio Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim.

No dia 24 de fevereiro, celebramos a conquista do voto feminino no Brasil. O Viva Maria, da Rádio Nacional, e o Repórter Brasil, da TV Brasil, já fizeram conteúdos sobre a data:

Fidel Castro renuncia à presidência e ao comando das Forças Armadas em Cuba (15 anos)

Inventor Thomas Edison patenteia o fonógrafo nos Estados Unidos (145 anos)

20

Nascimento da cantora e compositora barbadiana Robyn Rihanna Fenty, a Rihanna (35 anos)

Dia Mundial da Justiça Social – comemoração internacional, que foi instituída pela 62ª sessão da Assembleia Geral da ONU

21

Nascimento da estadunidense pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros Eunice Kathleen Waymon, a Nina Simone (90 anos)

Karl Marx e Friedrich Engels publicam “O Manifesto Comunista” (175 anos)

Dia Internacional da Língua Materna – data da Unesco que visa a preservação das línguas locais como patrimônio imaterial das nações

Dia Nacional do Imigrante Italiano – a escolha da data é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Esse evento ficou marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil

22

Morte do cantor e compositor pernambucano Luís Bandeira (25 anos) – autor de um dos maiores sucessos da MPB, “Na Cadência do Samba”

Filme “Central do Brasil” leva o prêmio Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim (25 anos)

Lançamento do espetáculo “Eles não usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, pela companhia Teatro de Arena (65 anos)

24

Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

25

Nascimento do músico inglês George Harrison (80 anos) – guitarrista da banda britânica The Beatles

Morte do projetista, astrônomo, geômetra e arquiteto inglês Christopher Wren (300 anos) – é considerado o maior arquiteto da Inglaterra. Projetou a Catedral de São Paulo, uma das obras primas da arquitetura europeia, e outras 50 igrejas em Londres

Nascimento da cantora paulista Isaurinha Garcia (100 anos) – artista de alcance nacional no fim da década de 1940, quando era convidada para se apresentar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e na boate do Hotel Copacabana Palace

Fonte: Agência Brasil

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais