CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Do EaD ao ChatGPT, Transformação Digital debateu a inovação na Educação
Evento Transformação Digital na Educação, promovido pelo Vale do Pinhão. Foto: Divulgação

Curitiba – Do EaD ao ChatGPT, Transformação Digital debateu a inovação na Educação

CLIQUE AQUI e confira como foi o Transformação Digital na Saúde, em janeiro Confira a programação do Vale do Pinhão em fevereiro Convidado......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Do EaD ao ChatGPT, Transformação Digital debateu a inovação na Educação
Evento Transformação Digital na Educação, promovido pelo Vale do Pinhão. Foto: Divulgação

O aplicativo que tem base em inteligência artificial para a produção de textos ChatGPT tem dominado, nas últimas semanas, boa parte das discussões sobre os novos rumos da sociedade e também foi assunto no Transformação Digital na Educação, promovido pelo Vale do Pinhão, na noite desta quinta-feira (16/2), no Engenho da Inovação.

Convidado para mediar o bate papo, o pró-reitor de ensino no Centro Universitário FAE, Everton Drohomeretski, aproveitou curiosidade em torno do ChatGPT para lembrar que a ferramenta não é exatamente uma novidade: em 2011, a plataforma Watson, da IBM, já causava discussões sobre a atuação da inteligência artificial em diversos setores, entre eles, a Educação. 

“O ChatGPT vai acabar com um monte de profissão? É um problema ou uma oportunidade? Vamos lembrar que a inovação sempre parte de um problema. E que a inteligência artificial não vai recuar, só vai avançar. Então, temos neste problema a oportunidade de ensinar mais coisas aos alunos, em vez de ter só alunos copiadores”, exemplificou Drohomeretski. 

Durante o evento, especialistas debateram sobre os caminhos que a tecnologia possibilita no processo de ensino aprendizagem. Entre os assuntos, o avanço da educação à distância (EaD) no país, acelerado nos últimos dois anos por causa da pandemia da covid-19, foi outro dos assuntos da noite.

A professora e brand manager Shirlei Camargo, lembrou como as ferramentas digitais possibilitaram ampliar o acesso à cursos e formações a pessoas que estão em áreas mais distantes. “Hoje, temos muito mais tecnologia para que aprendizagem no não presencial” disse. 

Experiência curitibana

A secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, lembrou as ferramentas criadas na rede pública de ensino em Curitiba, como o cadastro on-line para as famílias solicitarem vagas na Educação Infantil, para crianças de 0 a 3 anos, tanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) quanto nos Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs), para a mensuração e melhor gerenciamento da demanda para essas vagas.

Maria Silvia também lembrou a rápida resposta da educação curitibana para a covid-19: ainda em março de 2020, início da pandemia, a Secretaria Municipal da Educação (SME) já havia criado a Tv Escola Curitiba, com conteúdos a partir dos currículos exigidos para cada faixa etária e que já somou mais de 50 milhões de visualizações. 

“Temos muitas outras ferramentas inovadoras, como robótica, os programas Mão na Massa e Linhas do Conhecimento. Somos signatários da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que estimula a cultura maker”, lembrou.

Fechando os convidados da noite, o CEO da Microduino, produtora de kits de robótica para a formação de solucionadores de problemas, Gustavo Chien, ressaltou a necessidade de criar processos de educação que não na transmissão do conhecimento, mas, sim, na construção dele. “A escola deveria estar mais para oportunizar ao estudante testar, errar e acertar por meio da criação. Ainda temos uma curva de aprendizado em tecnologia muito íngreme e queremos incentivar esse aprendizado desde cedo.”

O Transformação Digital

O Transformação Digital é o encontro mensal promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para aproximar as discussões sobre inovação e tecnologia em diversas esferas da vida da cidade, apresentando as experiências de especialistas em cada temática aos demais agentes do ecossistema do Vale do Pinhão

O Vale do Pinhão

O Vale do Pinhão é um ecossistema de inovação, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento da capital como smart city (cidade inteligente), fortalecendo o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.

O ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN