CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Os perigos do phishing e como se proteger

O que é phishing O phishing é o termo utilizado para falar sobre crimes de fraude envolvendo usuários da internet. Nesse tipo de crime, o responsável usa...

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade

A internet trouxe coisas maravilhosas para todos nós. Temos milhares de empregos sendo gerados por causa dessa tecnologia. Além de ganhar dinheiro, é possível aprender sem sair de casa, basta uma boa conexão com a internet. Mas, nem tudo é um mar de rosas. A internet também abriu uma brecha para uma série de problemas. Infelizmente, poderíamos criar um artigo enorme com os problemas de segurança relacionados à internet, mas aqui vamos tratar apenas de um, o phishing.

O que é phishing

O phishing é o termo utilizado para falar sobre crimes de fraude envolvendo usuários da internet. Nesse tipo de crime, o responsável usa a internet e táticas de engenharia social, que quer dizer enganar pessoas, para obter informações e outras vantagens. De certa forma, podemos dizer que o phishing é simplesmente um tipo de estelionato. Há inúmeros tipos de fraudes que podem acontecer com os usuários da internet, mas, com o phishing, o detalhe está na coleta de informações. O próprio nome phishing é uma referência à pesca com arpão. Isto é, o criminoso está pescando a vítima, mas ele não faz isso de qualquer jeito. Ele escolhe um alvo específico e foca nele até obter o resultado esperado.

Use um bom antivírus

Um criminoso pode instalar softwares espiões nos dispositivos da vítima a fim de obter vantagens. Esse tipo de software é bastante comum e também bastante sofisticado. Felizmente, há uma forma segura de barrar esse método. Estamos falando de um bom software antivírus. Na verdade, usar até mesmo software antivírus gratuito para Windows apenas para proteção de forma básica já pode ajudar bastante. O importante é ter algum tipo de proteção nos seus aparelhos.

E isso inclui seus smartphones. Muitas pessoas acham que antivírus é apenas para PC, mas na verdade esse tipo de software também serve para proteger smartphones.

Mantendo uma vida privada nas redes sociais

As redes sociais são um dos locais mais usados por criminosos que cometem fraude na internet. Eles adoram vasculhar a vida das pessoas nas redes sociais. Você pode impedir isso de forma simples. Basta deixar suas redes sociais no modo privado. No topo disso, considere aceitar convites de amizade apenas de pessoas que você realmente conhece e confia. Algumas pessoas podem precisar de uma rede social pública por uma questão profissional. Por exemplo, um Instagram para conseguir clientes. Nesses casos, recomendamos um Instagram profissional, em modo público, e um Instagram pessoal, em modo privado.

Comece a treinar as pessoas próximas a você

Se proteger não é o bastante, é necessário proteger as pessoas próximas a você. Isso é especialmente importante se você é dono de uma empresa ou algo do tipo, nesse caso é necessário treinar os seus funcionários. Coisas básicas como enviar vídeos com dicas sobre segurança de informação por WhatsApp já podem fazer a diferença.

Considere usar software livre

Os softwares livres baseados em Linux são sistemas operacionais muito mais seguros do que o Windows, por exemplo. Será necessário algum tempo para se acostumar com esse sistema se você foi usuário Windows por muito tempo. Entretanto, o nível adicional de proteção que esse software proporciona é altíssimo. Além disso, alguns sistemas operacionais baseados em software livre são gratuitos, como é o caso do Ubuntu.

Mantenha-se atualizado

Você deve começar a ver a si mesmo como uma ferramenta de segurança. Isso é particularmente verdade quando o assunto é phishing. A melhor forma de se defender é com o conhecimento. Felizmente, na era da internet isso não é muito difícil.

Coisas básicas como assistir vídeos no YouTube podem fazer a diferença. O simples fato de você estar lendo esse artigo já é um bom sinal. Acompanhar sites de notícias especializados também pode ajudar visto que novas fraudes surgem regularmente.

Assim como na direção, seja defensivo com suas informações

Motoristas aprendem na autoescola que a melhor forma de dirigir é sendo defensivo. Isto é, ficar atento e tentar evitar os problemas. Agora, podemos aplicar isso para a segurança da informação. Seja cauteloso, evite riscos e faça o possível para se proteger.

Considerações finais

Bom, este foi o nosso artigo sobre phishing. Seguindo essas dicas temos certeza de que você será capaz de se proteger.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais