CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – De combate à fome a grandes projetos socioambientais, Greca apresenta no LIDE Portugal avanços de Curitiba
Prefeito Rafael Greca defende os valores democráticos e apresenta avanços de Curitiba em fórum internacional do LIDE em Lisboa. Lisboa, 03/02/2023. Divulgação

Curitiba – De combate à fome a grandes projetos socioambientais, Greca apresenta no LIDE Portugal avanços de Curitiba

“A igualdade de oportunidades para todos deve ser o norte de uma administração pública. Garantir as necessidades de segurança alimentar e nutricional, os......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – De combate à fome a grandes projetos socioambientais, Greca apresenta no LIDE Portugal avanços de Curitiba
Prefeito Rafael Greca defende os valores democráticos e apresenta avanços de Curitiba em fórum internacional do LIDE em Lisboa. Lisboa, 03/02/2023. Divulgação

Durante sua palestra no LIDE Brazil Conference – Lisboa, na manhã desta sexta-feira (3/2), o prefeito Rafael Greca destacou os avanços que Curitiba alcançou nos últimos 6 anos e apresentou qual será o futuro da cidade. O evento foi acompanhado ao vivo por 18 países onde o LIDE está presente.

“A igualdade de oportunidades para todos deve ser o norte de uma administração pública. Garantir as necessidades de segurança alimentar e nutricional, os direitos à habitação, à democracia, esse é o caminho do futuro”, disse o prefeito Rafael Greca durante sua apresentação.

  • Pelo canal do YouTube da TV Lide é possível rever todas as palestras desta sexta-feira (3/2).

Greca elencou os programas sociais de combate à fome e de segurança alimentar, como o Mesa Solidária, a Fazenda Urbana, os Armazéns da Família, os Restaurantes Populares e Hortas Urbanas, que conseguiram reduzir os impactos negativos causados pela perda de renda e desemprego da população durante a pandemia.

“Precisamos olhar para frente. Não há dicotomia entre sucesso de mercado e justiça social. Nós em Curitiba acreditamos que a felicidade do povo nasce da virtude dos seus governantes. É o objetivo de todo bom governante entregar o seu múnus, o seu trabalho, entregar a cidade mais bela, mais justa e mais humana do que a recebeu dos seus antecessores”, disse Greca.

Grandes obras

O prefeito também explicou que Curitiba se prepara para o futuro com investimentos em grandes obras sociosambientais com uma carteira de investimentos que soma R$ 2,6 bilhões. São projetos estruturantes da cidade como obras de mobilidade, macrodrenagem, pavimentação e de equipamentos urbanos. A construção do Bairro Novo do Caximba, maior intervenção socioambiental e de moradias da história recente da cidade, foi um dos exemplos apresentados. 

O prefeito também elencou os testes com ônibus elétricos e novos investimentos na eletromobilidade do transporte público como exemplos de inovação que estão acontecendo em Curitiba. “O desenvolvimento sustentável está no DNA da nossa capital ecológica, cidade que está concluindo a Pirâmide Solar do Caximba”, disse o prefeito ao citar exemplos do programa Curitiba mais Energia e os painéis solares fotovoltaicos da Prefeitura, do Parque Barigui e do Jardim Botânico. Os ónibus elétricos serão usados nos novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste.

O Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, o programa Tecnoparque, que reduz a alíquota do ISS de 5% para 2% para empresas de tecnologia que participam do programa, também foram destacados pelo prefeito.

Os avanços na educação ainda foram citados pelo prefeito. Em 2022, a Prefeitura investiu R$ 41,8 milhões em equipamentos para laboratórios de informática e espaços maker nas 185 escolas municipais da cidade. “É encantador ver crianças criando tecnologia”, afirmou o prefeito Greca. Além disso, hoje são 126 escolas com ensino integral e, até o final de 2024, todas as 185 unidades terão pelo menos parte das turmas integrais.

Meio ambiente e mudanças climáticas

Integrante da rede C40, de cidades unidas na luta contra as mudanças climáticas, Curitiba faz a sua parte para amenizar o aquecimento do planeta. A Prefeitura de Curitiba avançou também entregou um novo parque para a cidade em 2022, o Parque Pinhal de Santana, aumentando as áreas verdes conservadas e as opções de lazer dos moradores da região Sul da cidade. Veja os avanços na área de meio ambiente no último ano.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais