CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

China afirma estar investigando relatos sobre balão espião nos EUA

Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Mao Ning disse também não poder confirmar se o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, viajará de fato...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A China disse nesta sexta-feira, 3, que está investigando relatos de que um balão espião chinês vem sobrevoando o espaço aéreo dos EUA, mas pediu calma, acrescentando não querer violar o território de qualquer país soberano.

Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Mao Ning disse também não poder confirmar se o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, viajará de fato à China na próxima semana, como está previsto.

Em coletiva diária, Mao disse que políticos e o público devem evitar fazer julgamentos “antes de termos uma compreensão clara dos fatos” ligados aos relatos sobre um balão espião.

Blinken seria o funcionário de mais alto escalão do governo dos EUA a visitar a China, e chegaria em meio a esforços para conter a forte deterioração nas relações entre Pequim e Washington no que diz respeito a comércio, Taiwan e direitos humanos.

“A China é um país responsável e sempre cumpriu estritamente as leis internacionais…e não tem intenção de violar o território e o espaço aéreo de nenhum país soberano. Quanto ao balão…estamos investigando e verificando a situação, e esperamos que ambos os lados tratem (o assunto) juntos, de maneira calma e cuidadosa”, disse Mao.

“Quanto à visita de Blinken à China, não tenho informações”, acrescentou a porta-voz.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais