CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

FMI recomenda que China adote estímulos para acelerar recuperação

Segundo a instituição, a segunda maior economia do planeta segue vulnerável a novas variantes da covid-19, à redução da demanda global e à crise de liquidez...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomenda que o governo chinês adote medidas de estímulos fiscais e mantenha a política monetária acomodatícia, em um esforço para acelerar a recuperação dos efeitos das rígidas restrições de controle do coronavírus implementadas ao longo do ano passado. Em relatório após missão oficial no país asiático, o FMI destaca que o crescimento econômico chinês desacelerou de forma significativa em 2022, depois de uma “impressionante recuperação” em 2021.

Segundo a instituição, a segunda maior economia do planeta segue vulnerável a novas variantes da covid-19, à redução da demanda global e à crise de liquidez no mercado imobiliário.

Conforme já anunciado na semana passada, o Fundo prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) chinês crescerá 5,2% este ano. A tendência é de que as pressões inflacionárias permaneçam equilibradas no curto prazo, de acordo com a análise.

Nesse cenário, os diretores do FMI concluíram que Pequim precisa seguir com uma política fiscal voltada às famílias e que fortaleçam a proteção social. Também defenderam reformas estruturais que reduzam o setor imobiliário a um tamanho mais razoável e também para aumentar a produtividade.

“Em particular, garantindo a neutralidade competitiva entre empresas privadas e estatais, removendo protecionismo e por meio de uma maior dependência das forças de mercado”, ressaltam os diretores, acrescentando que os chineses exercem papel fundamental para lidar com os desafios da comunidade internacional.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais