CGN
Curitiba – Limpeza e desassoreamento ampliam vazão no Córrego do Alto Barigui, em Curitiba

Curitiba – Limpeza e desassoreamento ampliam vazão no Córrego do Alto Barigui, em Curitiba

O Córrego do Alto Barigui, na Rua Manoel Amaro Acordi, no bairro CIC, está entre as áreas contempladas com ações preventivas nesta semana. O......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Curitiba – Limpeza e desassoreamento ampliam vazão no Córrego do Alto Barigui, em Curitiba

Serviços de meteorologia indicam dias de trégua nas chuvas de verão que andam causando estragos nos bairros, porém, a Prefeitura de Curitiba segue em ritmo acelerado com as obras, serviços e ações preventivas para reduzir os danos provocados por altas precipitações em curtos intervalos que acabam provocando alagamentos.

O Córrego do Alto Barigui, na Rua Manoel Amaro Acordi, no bairro CIC, está entre as áreas contempladas com ações preventivas nesta semana. O local está recebendo serviços de limpeza e desassoreamento do leito em um trecho de aproximadamente 500 metros de extensão.

O trabalho é realizado por equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) para ampliar e melhorar a vazão do córrego que desagua no Rio Barigui, diminuindo os riscos de alagamentos na região, especialmente nesse período de tempestades.

A intervenção foi iniciada na última sexta-feira (20/1), na altura em que a Rua Manoel Amaro Acordi encontra a Rua Desembargador Cid Campello e deve seguir até a primeira quinzena de fevereiro. Nos primeiros dias de trabalho mais de 1.100 m³ de materiais entre sedimentos e material e lixo foram retirados do local.

Uma escavadeira hidráulica está no córrego, retirando os resíduos, terra e sedimentos acumulados, além de lixo e resto de materiais de construção descartados de forma irregular. O material é colocado nas margens, onde as equipes de trabalho recolhem e colocam nos caminhões para dar a destinação adequada, recompondo as bordas do curso de água. Os dias de chuva dificultam o trabalho, impedindo a ação do equipamento dentro do corrégo.

Transbordo

Esta é uma das ações realizadas dentro do Programa Curitiba Contra as Cheias, que minimizam o impacto das fortes chuvas, comuns neste período do ano.

“Com isso, quando ocorrem as grandes chuvas, mesmo quando o volume das águas das chuvas é tão grande que causa o transbordo, a situação se normaliza mais rapidamente, com o escoamento da água em pouco tempo”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

A execução dos trabalhos é acompanhada com atenção pelos moradores do entorno que comemoram a limpeza no local. O excesso de materiais que diminuiu a capacidade de vazão do córrego provocou, no início de janeiro, alagamentos na região.

“A obra que a Prefeitura está fazendo é tão importante quanto a conscientização das pessoas que precisam entender a sua responsabilidade neste processo. Está ficando tudo limpo, mas não vai adiantar se continuar aparecendo colchões, pneus, sofás e outros absurdos dentro do córrego”, disse Rodrigo Mosanik, morador da região.

 Mosanik trabalha com reciclagem, recolhe no bairro materiais que são separados pelos moradores, seleciona o que pode ser destinado para os barracões de reciclagem e encaminha para o caminhão de resíduos da Prefeitura o que não pode ser aproveitado.

“A minha casa é uma das que alaga porque tem gente que não tem noção do que representa jogar no rio e na rua o que não quer mais dentro de casa. A sorte é que estão fazendo essa boa limpeza aí no canal, para deixar tudo limpo”, contou o reciclador, indignado com um colchão jogado há poucos metros do local onde as equipes trabalham na limpeza.

Proprietários do restaurante Tempero da Cidinha, o casal Aparecida Aveiro e Geremias da Silva, que mantém o comércio no subsolo da casa localizada há poucos metros do Córrego do Alto Barigui, está aprovando os serviços. “Está ficando muito bom, limpo, mais claro e com menos riscos. A torcida é para que todos mantenham assim para o bem comum”, comenta Aparecida.

Geremias passou por três situações de alagamentos e torce para que o incômodo não se repita. “Se o córrego estiver sujo, a chuva forte causa prejuízo. Se ficar limpo e desobstruído, como está ficando, o risco acaba e a gente vive melhor”, disse o comerciante.

Contra Cheias

De acordo com o diretor do departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso, em 2022, o Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir do programa Curitiba Contra Cheias, realizou 2.139 serviços, como limpeza e desassoreamento de rios e córregos, substituição de tubulações de galerias de águas pluviais; limpeza de galerias e construção de muro de arrimo para contenção de taludes nas margens de rios e córregos, no Programa Curitiba Contra as Cheias.

“Ao longo do ano foram realizados mais de 82 km de limpeza e desassoreamento de rios, córregos e canais que precisam estar limpos, desassoreados e desobstruídos para que o impacto dos temporais seja minimizado (um total de 82.711 metros). É uma ação contínua, que ganha reforço nestes períodos de muitas chuvas”, explica Cardoso.

Manutenção

Na limpeza, são encontrados diversos materiais que as chuvas carregam para as áreas fluviais, como acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica, além de materiais que não foram descartados corretamente, como restos de móveis e outros materiais. Por isso, além das limpezas preventivas no local, é necessário que a população faça o descarte correto dos materiais.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza a coleta de lixo comum, lixo reciclável, lixo tóxico e lixo eletroeletrônico. Confira no site Coleta Lixo como fazer os descartes corretos para cada tipo de material.

O cidadão também pode encaminhar, diretamente, os entulhos a um dos 11 Ecopontos, de segunda a sábado. Confira aqui os horários e locais dos Ecopontos.

Além disso, o cidadão pode solicitar, pela Central 156, serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, as chamadas “bocas de lobo”, nas vias públicas.

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais