CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

BoJ manterá política expansionista até atingir meta de inflação de 2%, diz Kuroda

Kuroda, que falou durante painel do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, também defendeu a decisão do BoJ, em dezembro, de alargar a banda de...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, reafirmou nesta sexta-feira (20) que a instituição irá manter a atual política “extremamente expansionista” até atingir sua meta oficial de inflação de 2% de forma “sustentável e estável”.

Kuroda, que falou durante painel do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, também defendeu a decisão do BoJ, em dezembro, de alargar a banda de variação do rendimento do bônus do governo japonês (JGB) de 10 anos, apesar da turbulência causada nos mercados japoneses.

No mês passado, o BC japonês ampliou a faixa de oscilação do JGB de 10 anos para -0,50% a 0,50%. A banda anterior era de -0,25% a 0,25%. Em decisão de política monetária anunciada na quarta-feira (18), porém, o BoJ deixou a faixa inalterada, dissipando rumores sobre um novo alargamento.

Kuroda disse também durante o painel que o Japão provavelmente cresceu em torno de 2% no ano fiscal de 2022 e deverá ter desempenho semelhante no ano fiscal de 2023, o que, segundo ele, significa que “a lacuna do Produto Interno Bruto (PIB)” está se fechando, após os impactos que a economia do país sofreu durante a pandemia de covid-19.

Ainda em Davos, Kuroda previu que a inflação no Japão deverá começar a desacelerar a partir de fevereiro e ficar abaixo de 2% no ano fiscal de 2023.

Dados oficiais publicados nesta sexta-feira mostraram que a taxa anual do núcleo da inflação japonesa atingiu 4% em dezembro, o maior nível em 41 anos. Kuroda, porém, argumentou que o salto foi causado principalmente pelo aumento do imposto de importação do país.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN