CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Consamu completa seis anos prestando serviços essenciais para a população

Consamu completa seis anos prestando serviços essenciais para a população

Criação da instituição foi um divisor de água para Municípios do Oeste......

Publicado em

Por Maycon Corazza

Publicidade
Imagem referente a Consamu completa seis anos prestando serviços essenciais para a população

Essa sexta-feira é de extrema importância para o serviço público de saúde regional. Hoje, o Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (CONSAMU) completa seis anos de existência. A instituição surgiu com o objetivo de executar ações e serviços na área de regulação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimentos pré-hospitalares ligados à Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS, na forma pactuada com os gestores do SUS, dispondo de recursos provenientes da União, Estado e entes consorciados.

Inicialmente, o Consórcio foi presidido pelo Sr. Edgar Bueno e, em março de 2017, o prefeito de Palotina, Sr. Jucenir Leandro Stentzler, foi eleito por unanimidade à Presidente do Consórcio. O Diretor Geral, Sr. José Peixoto da Silva Neto, assumiu o cargo em 2013 e permanece até a presente data.

Abrangendo os 43 municípios que integram a 10ª e 20ª Regionais de Saúde da região oeste do Paraná, o CONSAMU totaliza uma população de aproximadamente 945 mil habitantes e mantém sua sede no município de Cascavel-PR, onde está localizada a Central de Regulação Médica das Urgências.

Há, ainda, outras 21 bases descentralizadas localizadas nos municípios consorciados de Assis Chateaubriand, Cafelândia, Catanduvas, Capitão Leônidas Marques, Tupãssi, Terra Roxa, Três Barras do Paraná, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Céu azul, Quedas do Iguaçu, Corbélia, São José das Palmeiras e Vera Cruz do Oeste.

No dia 05 de setembro de 2019, o CONSAMU realizou o ato de entrega de 29 novas ambulâncias recebidas do Governo Federal e de 02 ambulâncias recebidas pelo Governo Estadual, com a finalidade de ampliação e renovação de frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, para atendimento aos 43 municípios integrantes deste Consórcio.

Atualmente, o Consórcio dispõe de 38 unidades móveis de urgência, sendo 27 unidades móveis de suporte básico, 08 unidades móveis de suporte avançado, 02 motolâncias e 01 unidade de serviço aeromédico (helicóptero).

Com início das operações em janeiro de 2014, o helicóptero da Rede Paraná Urgência, fruto da parceria entre o Governo Estadual e o Consamu, já realizou 2.224 atendimentos, proporcionando agilidade na prestação de socorro e no deslocamento das vítimas aos hospitais das regiões oeste, sudoeste, fronteira e central do Estado.

Como evidência do crescimento do CONSAMU, em março de 2016 suas atividades foram diversificadas, ao assinar o Contrato de Programa com o Município de Guaíra, com a finalidade de celebrar a Gestão Associada da Unidade de Pronto Atendimento do município.
Hoje, além da Gestão Associada da UPA de Guaíra, o CONSAMU também possui Contrato de Programa de Gestão Associada com os municípios de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, além de Contratos de Programa com vários municípios, envolvendo o transporte eletivo e a capacitação de profissionais da saúde.

O CONSAMU também conta com a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que atua no treinamento de novos profissionais, na educação continuada das equipes e na capacitação e participação em eventos públicos, objetivando o acesso eficiente aos usuários do serviço 192. Suas atividades são desenvolvidas por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e condutores socorristas, com o intuito de maximizar a interdisciplinaridade necessária ao desenvolvimento das suas atividades.

Dentre as ações desenvolvidas pelo NEP, destacam-se as seguintes: capacitação de novos profissionais, treinamento especifico de profissionais do CONSAMU, educação continuada, ação corretiva, assessoria em municípios consorciados, participação em eventos, palestras gerais à população, treinamento à central de regulação, dentre outros.
É fato que o número de atendimentos do serviço 192 cresce anualmente. Desde o início das operações até o mês de setembro de 2019 foram realizados 410.844 acionamentos por meio terrestre.

Consequentemente, também houve aumento no quadro de profissionais do Consórcio, sendo que hoje contamos com aproximadamente 820 empregados públicos.
O CONSAMU também operacionaliza, desde 26 de novembro de 2018, o Complexo Regulador Macrorregional Oeste, que é um projeto entre a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e os municípios, que tem a intenção de integrar a Unidade de Central de Leitos e Regulação do SAMU 192 da 10ª Regional de Saúde e 20ª regional de Saúde, e a Grade de Referência do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, mediante a Deliberação Nº 299 – 24/09/2018 da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná.

A Macrorregional Oeste integra a 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 20ª Regionais de Saúde do Estado do Paraná, abrangendo um total de 94 municípios, cuja sede é onde atualmente se encontram as instalações da regulação do CONSAMU. Esta união operacional e logística proporciona um melhor desempenho no processo de regulação, sejam em situações de urgência e emergência ou internações hospitalares.

Dados estatísticos demonstram que houve um aumento de 38,76% de pacientes transferidos pela Macrorregulação, no período de dezembro/2018 a setembro/2019, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda, é possível constatar que, desde o início da implantação da Macrorregulação, vem ocorrendo diminuição do tempo de espera de transferências de pacientes, bem como do número de pendências em tela.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais