Várias mentiras e uma omissão – por Caio Gottlieb
Não foi diferente em relação ao discurso de posse de Lula, pródigo em inverdades devidamente desmascaradas....
Publicado em
Por Caio Gottlieb
Para o azar de muitos políticos, sempre tem algum jornalista chato, um desmancha-prazeres de plantão, disposto a dedicar algumas boas horas checando dados e números para flagrar e expor as mentiras que eles contam em seus pronunciamentos.
Não foi diferente em relação ao discurso de posse de Lula, pródigo em inverdades devidamente desmascaradas.
O petista esbravejou, por exemplo, sem citar uma única prova, que recebeu de seu antecessor “um país destruído”. Seguramente não é o Brasil que Bolsonaro lhe entregou, com inflação por volta de 6% ao ano – menor que a dos Estados Unidos, da Alemanha e de outras nações europeias que costumam ser exemplos de gestão financeira eficiente.
As empresas estatais, que segundo Lula estão arruinadas, deram lucro de 250 bilhões de reais em 2022 – enquanto que ao fim dos governos do PT estavam beirando a falência, dilapidadas pela ladroagem e pela incompetência administrativa.
O desemprego é o menor em oito anos, apesar de uma pandemia devastadora ter paralisado a economia nos últimos dois, afetando metade do mandato do governo anterior.
Frequentemente execrado por Lula, o agronegócio, atual sustentáculo econômico do Brasil, bateu recorde de produção e exportação em 2022, respondendo por quase metade da receita de 300 bilhões de dólares advinda das vendas externas, que geraram superávit inédito na balança comercial.
Fora isso, as contas públicas estão equilibradas e as reservas internacionais superam os 320 bilhões de dólares.
Mas o repertório de afirmações falsas do novo presidente tinha um estoque grande pra gastar. Disse ele que “nós mais do que dobramos o número de estudantes no ensino superior”. Dados do Inep, porém, mostram que a cifra é menor que o dobro.
Vangloriou-se ainda de que “36 milhões de brasileiras e brasileiros saíram da extrema pobreza”. No entanto, o IBGE informa que, entre 2002 e 2011, pouco menos de 29 milhões de pessoas deixaram a miséria absoluta.
Lula também se gabou de que nos seus dois mandatos o país acumulou reservas de 370 bilhões de dólares. O valor correto, conforme relatório do Banco Central, é de pouco mais de 288 bilhões.
Por outro lado, o senador eleito Sergio Moro apontou uma omissão na verborragia lulista.
Em suas redes sociais, o ex-juiz da Operação Lava Jato fez o seguinte comentário: “Não quero atrapalhar a festa, mas, em algum momento, vocês ouviram Lula falar em combater a corrupção nos seus discursos de ontem?”.
Ora, dr. Moro, que crueldade.
Em casa de enforcado não se deve falar em corda.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou