CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Gestão na Saúde será pautada pela Ciência e diálogo, diz ministra Nísia Trindade

A cientista e pesquisadora é a primeira mulher a chefiar a Pasta, assim como foi a primeira a presidir a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. ...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta segunda-feira, 2, que sua gestão à frente da Pasta será pautada pela Ciência e diálogo entre comunidades científicas e sociedade. Em sua cerimônia de investidura de cargo, em Brasília, a cientista mencionou o governo de Jair Bolsonaro e disse que o governo que se encerrou trouxe um período de “obscurantismo e negação da ciência e cultura”.

A cientista e pesquisadora é a primeira mulher a chefiar a Pasta, assim como foi a primeira a presidir a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.

Durante o evento nesta segunda, o Conselho Deliberativo da Instituição prestou uma homenagem à nova ministra. Em seu discurso, Nísia reforçou a importância dos laboratórios públicos e citou, além da Fiocruz, o Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac.

Em seu discurso, Nísia agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela “generosidade em liderar novamente nossa sociedade” e recolocar o País no destino de uma nação que promove o desenvolvimento sustentável e um ambiente de paz.

Ela também agradeceu o convite para compor o governo e contou que, ao ser escolhida, o presidente disse que gostaria de alguém comprometido com o Sistema Único de Saúde (SUS) no cargo.

“E mais, disse que queria alguém com sensibilidade para o sofrimento do nosso povo, cuidado com esse povo, como ele bem tanto afirma, sobretudo com a população mais pobre”, disse. “Podem ter certeza que firmei esse compromisso com muita convicção de quem há muito tempo estuda as desigualdades neste País e que atua na área de Ciência e Tecnologia”, afirmou a ministra.

Nísia indicou que pretende trabalhar de forma cooperativa à frente do Ministério da Saúde. Afirmou que não é possível realizar essa tarefa de “forma isolada”, que saúde precisa estar em todas as políticas e indicou querer trabalhar em parceria com demais entes. “Minha gestão se pautará pelo imprescindível trabalho colaborativo”, disse. “Reforço meu compromisso com gestão e cooperação interfederativa.”

Além de cumprimentar ex-ministros da Saúde, Nísia saudou ministros que irão compor o governo Lula. Estiveram presentes no evento de investidura de cargos os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Ana Moser, do Esporte; Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Esther Dweck, da Gestão; Cida Gonçalves, da Mulher; e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.

Vacina

Logo no início de sua fala, Nísia citou o fato de não estar utilizando máscara de proteção, mas afirmou que todos têm “convicção na proteção das vacinas”.

Ela aproveitou para incentivar que todos os brasileiros e brasileiras completem seu esquema vacinal.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN