CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Monitor do PIB apurado pela FGV aponta alta de 0,1% em outubro ante setembro

“O crescimento do PIB em outubro deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor de serviços e do consumo. Assim como tem ocorrido durante todo o ano...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma elevação de 0,1% em outubro ante setembro, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com outubro de 2021, a atividade econômica teve expansão de 2,8% em outubro de 2022.

“O crescimento do PIB em outubro deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor de serviços e do consumo. Assim como tem ocorrido durante todo o ano de 2022, estes componentes seguem contribuindo positivamente para o desempenho da economia. Destaca-se que após dois recuos consecutivos da atividade econômica, o crescimento de 0,1% é considerado modesto, porém não deixa de mostrar que a economia ainda dá indícios de crescimento apesar da maior influência do aperto monetário causado pelos altos juros”, afirmou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB – FGV, em nota oficial.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

No trimestre terminado em outubro de 2022, a economia cresceu 3,3% ante o trimestre encerrado em outubro de 2021. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias cresceu 5,7% no período. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) teve uma elevação de 6,4% no trimestre até outubro deste ano ante o mesmo período do ano passado.

“Apesar de iniciado o ano contribuindo negativamente para a FBCF, no trimestre móvel findo em outubro a contribuição de máquinas e equipamentos representou cerca de 70% do crescimento do componente. Esse crescimento é explicado principalmente pelo desempenho das máquinas e equipamentos importados, com destaque para o segmento de caminhões, ônibus, reboques e carrocerias”, informou a FGV.

A exportação de bens e serviços registrou crescimento de 11,4% no trimestre até outubro de 2022 ante o trimestre até outubro de 2021, enquanto a importação aumentou 11,9%.

Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 8,159 trilhões de janeiro a outubro de 2022, em valores correntes. A taxa de investimento da economia foi de 20,6% em outubro de 2022.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN