CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Sesa alerta para prevenção do envenenamento infantil

Sesa alerta para prevenção do envenenamento infantil

Além de envenenamento por ingestão de medicamentos, muitas crianças experimentam produtos de uso domiciliar, como materiais de limpeza....

Publicado em

Por CGN 2

Publicidade
Imagem referente a Sesa alerta para prevenção do envenenamento infantil

A Secretaria de Estado da Saúde chama a atenção de pais, responsáveis, cuidadores e professores para a Prevenção ao Envenenamento Infantil. As intoxicações na infância representam 18% do total de casos registrados no Paraná.

Além de envenenamento por ingestão de medicamentos, muitas crianças experimentam produtos de uso domiciliar, como materiais de limpeza.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pede cuidado aos pais e responsáveis. “Os medicamentos têm cores, formas que se assemelham aos doces e isso é um risco potencial para a intoxicação infantil. O cuidado nesse momento de reclusão em casa é muito importante”.

Os acidentes com os pequenos, entre zero e quatro anos, são os que registram maior número de intoxicações infantis, representando 77% dos casos. O local mais frequente para a exposição ao produto tóxico é a própria residência em 90% dos casos, o que indica que os agentes causadores de intoxicação infantil ficam em locais acessíveis às crianças dentro de suas próprias casas. A contaminação ou exposição acidental representa 79% das intoxicações infantis notificadas.

Ambientes de convivência coletiva, como escolas ou creches merecem atenção especial dos cuidadores para que as crianças não tenham acesso a substâncias que possam vir a causar intoxicação.

PRODUTOS – Os medicamentos são os maiores causadores de intoxicações infantis, com frequência de 45,5% das notificações. A apresentação (tamanho, forma e cor) dos medicamentos associado ao acesso fácil que elas têm em sua residência (local onde mais ocorrem as intoxicações), corroboram para o grande número de ocorrências de intoxicação por medicamentos em crianças. Eles têm aspecto atrativo, muitos chegam a parecer com balas e doces, além de apresentarem um sabor agradável.

Em seguida, observamos os produtos de uso domiciliar causadores de 16% dos casos de intoxicação infantil. Da mesma forma, o acesso e a apresentação desses produtos são um convite a curiosidade infantil.

Alguns produtos de uso domiciliar são clandestinamente comercializados em garrafas PET, confundindo ainda mais o seu conteúdo, ficando muito parecido com sucos e refrigerantes.

Produtos químicos, raticidas, agrotóxicos, plantas tóxicas, cosméticos também aparecem como causadores de intoxicação.

PREVENÇÃO – A prevenção de intoxicações acidentais em crianças pode ser feita observando algumas medidas, como por exemplo:

  • Medicamentos, produtos de limpeza, raticidas, inseticidas, cosméticos e outros produtos perigosos que podem causar intoxicação devem ser guardados longe do alcance de crianças em armários trancados;
  • Nunca falar às crianças que medicamento é doce, faz crescer ou deixa forte;
  • Medicamentos devem ser ministrados somente com prescrição médica, na dose e horários corretos;
  • Guardar os alimentos separados dos produtos de limpeza;
  • Nunca reutilize embalagens para armazenar produtos perigosos como: garrafas de refrigerantes, potes, frascos vazios;
  • As embalagens de produtos perigosos nunca devem ser reutilizadas;
  • Não deixar cosméticos ao alcance das crianças;
  • Inseticidas e raticidas devem ser usados com muito cuidado, pois além de serem venenosos para os insetos e ratos, são também para os seres humanos;
  • Somente empresas credenciadas pela Vigilância Sanitária estão autorizadas a realizar desratização ou desinsetização;
  • Crianças devem ser sempre supervisionadas por adultos;
  • Manter as plantas tóxicas fora do alcance de crianças;
  • Orientar as crianças para não colocar plantas ou parte delas na boca, explicando o que isso pode causar;
  • Procurar identificar as plantas que possui em casa, na escola, em espaços utilizados por crianças, obtendo informações básicas sobre elas;
  • Em caso de acidente com qualquer produto ou agente tóxico, procurar imediatamente atendimento médico;
  • Se possível, levar foto, nome ou embalagem do produto ou agente tóxico causador de acidente;
  • É importante ter o contato do centro de informações toxicológicas de sua região em local visível e fácil.

A campanha de Prevenção ao Envenenamento Infantil ocorre anualmente próximo a data em que se comemora o dia das Crianças para sensibilizar pais, responsáveis, cuidadores e professores para esse fato.

Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná: 0800 410148.

Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações.

As informações são da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais