• Mariana Lioto
  • CGN

04 Agosto 2017 | 18h10min

A decisão publicada hoje (4) que determinou novo afastamento do deputado federal Alfredo Kaefer da gestão do Grupo Diplomata traz informações interessantes sobre estratégias de criação de empresas e transferências de cotas que podem ter agravado a crise no grupo, com dívida de mais de R$ 1,5 bilhão.

A recuperação judicial incluiu cinco das trinta empresas do grupo. No entendimento do juiz, “as manobras utilizadas revelam uma administração que, antevendo as intempéries do porvir, buscou blindar, desviar e esvaziar tudo aquilo que as Recuperandas ainda tinham de valioso em favor das outras coligadas. Assim, foi trazido à baila um conjunto de operações societárias que importaram no 'desmanche' da atividade empresarial exclusivamente em benefício da família Kaefer”.

Foram várias vendas de cotas entre empresas do mesmo grupo se que houvessem entradas dos recursos em caixa. “Às vésperas do pedido de recuperação judicial”, por exemplo, a Alfredo Kaefer & Cia. vendeu sua participação na Attivare para a Diplomata, pelo valor de R$ 47.517.000,00, sem que houvessem esclarecimentos quando dos trabalhos periciais acerca da operação societária ou de seu efetivo pagamento”.

Na área de comunicação foram criados pelo menos quatro CNPJ diferentes para o Jornal Hoje. A cada vez um CNPJ ficava endividado, outro era criado sem que os credores antigos fossem pagos.

“Pelo exposto, identificam-se sinais de que o grupo Kaefer se utiliza da sucessão empresarial como forma de enganar credores e driblar os óbices do inadimplemento”, diz a decisão.

Também são apontados indícios de que os ativos da Diplomata S/A foram desviados para outra empresa, a Interagro. Assim, enquanto os credores da Diplomata amargavam dívidas a Interagro estava saneada financeiramente.

“As empresas Diplomata e Interagro possuíam endereços idênticos, mesma atividade econômica explorada, e a transferência de atividades – conforme narrado pelo perito – acarretou no agravamento da crise econômica da Diplomata favorecendo a Interagro. A transferência naturalmente iria gerar um esvaziamento da empresa em recuperação, favorecendo na mesma medida a empresa Interagro”

Este foi um dos itens que levou o juízo a definir pelo afastamento de Alfredo Kaefer da gestão. Até a assembleia ele fica proibido de fazer pagamentos, contrair empréstimos ou assinar contratos sem o aval da administração judicial.

Carregar mais notas ao vivo

Comentários (13 comentários)

  • tomapapudo
    132
    1
    4 meses atrás às 18:48h
    Não valeu muito o sim pelo temer. aqui se faz aqui se paga.
  • tonho
    55
    1
    4 meses atrás às 18:51h
    Esse jornaleco Hoje ainda existe??? É uma porcaria
  • Manco
    10
    0
    4 meses atrás às 21:25h
    Não é mais novidade ladrão esse vagabundo.
  • Ta difícil...
    2
    1
    4 meses atrás às 22:10h
    Esses são nossos representantes lá em Brasília, basicamente são todos desse tipo, aí eu te pergunto tem concerto este país ??
    • eeee
      0
      0
      4 meses atrás às 22:56h
      Tem conCerto em vários lugares. Ja conSerto no sentido politico, aí é outra historia
  • Perna curta
    8
    2
    4 meses atrás às 22:43h
    Diz que o mentiroso tem perna curta kkk
  • A fotografa
    6
    0
    4 meses atrás às 23:23h
    É ela só queria se casar com um cara q tivesse um diplomata!kkkk tá bem feia na foto hein?
  • Jorge
    8
    0
    4 meses atrás às 00:03h
    E trouxa ainda vota nesse individuo, o que mostra q brasileiro é OTARIO mesmo, e reclama da situaçao no país...
  • Jorge
    8
    0
    4 meses atrás às 00:04h
    o jeito é comprar sitio no Uruguai e passar a comercializar maconha.... se nada der certo, viveremos na brisa!!!!!
  • Pode isso Arnaldo?
    3
    0
    4 meses atrás às 02:37h
    Como pode Jornal Hoje FALIDO ter distribição diária de 5 mil jornais pela cidade? Como pode seo JUIZ!? Alguém pode explicar!?
  • Eu
    6
    0
    4 meses atrás às 03:38h
    Bandido
  • COISA FOFA DA MAMÃE!!!
    6
    0
    4 meses atrás às 08:43h
    C todo respeito, D Clarice, mais esse deputado seu marido é muito DEMAGOGO Cobra honestidade dos outros enquanto esta c as calsas baixada
  • Ha mizerave
    7
    0
    4 meses atrás às 09:44h
    Esse só é mais um dos que dizia fora Petralhas, Só mais um coxinha com a bunda suja de tanto podre que cometeu PSDB Pior partido do Sul Del
Envie seu comentário Seu endereço de email não será divulgado