CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Sanepar não trabalha mais para o povo paranaense, diz deputado
Crédito: Dálie Felberg/ Alep

Sanepar não trabalha mais para o povo paranaense, diz deputado

O deputado Soldado Fruet disse que a análise em relação à situação da Sanepar “não é uma crítica, mas sim um alerta”...

Publicado em

Por CGN 2

Publicidade
Imagem referente a Sanepar não trabalha mais para o povo paranaense, diz deputado
Crédito: Dálie Felberg/ Alep

Na sessão plenária remota desta terça-feira (11) da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Soldado Fruet (PROS) alertou para a perda da função social da Sanepar. A avaliação foi feita ao comentar os resultados do segundo trimestre de 2020, divulgados pela empresa na segunda-feira (10). “Em relação ao mesmo período de 2019, o lucro líquido da Sanepar subiu 22,3%, o que demonstra algo que já levantei nesta tribuna: a Sanepar trabalha para os investidores e não mais para o povo paranaense”, destacou o parlamentar. 

O deputado ressaltou ainda a desvalorização das ações ordinárias da Companhia, aquelas que dão direito a voto e que o Estado detém 60,10% da totalidade. “Essas ações perderam 6,9% do valor em um ano, o que significa que o patrimônio do Estado encolheu muitos milhões. De outro lado, as ações preferenciais, aquelas que garantem dividendos aos acionistas investidores, subiram 28,16% no mesmo período, garantindo bilhões de rentabilidade aos investidores”, comparou o deputado, salientando que o Estado não se enquadra como investidor, pois possui apenas três unidades das mais de um bilhão de ações preferenciais da Sanepar.

O deputado Soldado Fruet disse que a análise em relação à situação da Sanepar “não é uma crítica, mas sim um alerta”. Segundo ele, “se o governo não agir, a Sanepar perderá sua principal função social, será apenas mais uma empresa na bolsa de valores e estará sempre sujeita a interesses e especulação dos megainvestidores”. O deputado também teme que, com o novo marco legal do saneamento, a empresa perca espaço para concorrentes que poderão entrar livremente no mercado. “Se isso acontecer, as ações nas mãos do Estado perderão ainda mais valor”, pontuou.

Segundo ele, os dados do último relatório apontam que Foz do Iguaçu foi esquecida pela Sanepar, já que apesar de representar 3,4% do faturamento da empresa, tem apenas 78% de rede de esgoto. Enquanto Cascavel, que responde por 3,5% da receita da companhia, mesmo com cerca de 65 mil habitantes a mais que Foz, conta com 100% de rede de esgoto. “Não fosse o interesse em atender os investidores, provavelmente a Sanepar estaria investido mais em redes de esgoto pelo Paraná afora, cumprindo seu papel social e ajudando na saúde pública. Espero que o Executivo análise os dados financeiros das suas empresas mistas como Estado e não com os olhos dos outros investidores”, concluiu o deputado.

Informações Assessoria da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais