CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Bolsonaro sanciona proposta que prorroga prazo para crédito de ICMS sobre insumos

A Lei Kandir determina que empresas podem ter créditos sobre produtos exportados. Originalmente, no entanto, os Estados poderiam se apropriar dos créditos relativos ao que as empresas...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem proposta que adia de 2020 para 2033 a possibilidade de empresas exportadoras usarem créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O projeto foi aprovado pela Câmara e pelo Senado.

A Lei Kandir determina que empresas podem ter créditos sobre produtos exportados.
Originalmente, no entanto, os Estados poderiam se apropriar dos créditos relativos ao que as empresas pagam sobre energia, comunicações e insumos não usados no produto exportado até 1º de janeiro do ano que vem.

Agora, o texto sancionado alonga esse prazo por mais 13 anos. O período foi escolhido para coincidir com o fim dos incentivos fiscais previstos na legislação.

O objetivo do projeto é evitar perdas de arrecadação do ICMS para os estados, que cobrariam da União o montante que deixariam de receber porque a Lei Kandir prevê a isenção de tributos para produtos exportados.

Segundo o relator do projeto na Câmara, Mauro Benevides Filho (PDT-CE), o impacto direto para os estados seria de R$ 31 bilhões a menos em suas arrecadações anuais.

No Senado, o senador Cid Gomes (PDT-CE), relator do projeto, afirmou que os Estados teriam um “impacto fulminante nas suas receitas e no seu equilíbrio fiscal” caso o texto não fosse sancionado pelo presidente.

De acordo com o relator, se a apropriação não fosse adiada, São Paulo teria um impacto de R$ 10 bilhões ao ano a partir de 2020 nas contas estaduais.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais