CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a População e veranistas poderão acionar a PM no Litoral do estado através do aplicativo 190

População e veranistas poderão acionar a PM no Litoral do estado através do aplicativo 190

O solicitante poderá acompanhar o andamento do pedido em tempo real......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a População e veranistas poderão acionar a PM no Litoral do estado através do aplicativo 190

A expansão do aplicativo 190 PR não para e nesta quinta-feira (19) aconteceu o lançamento da plataforma de acionamento de emergência a partir da Operação Verão Maior 2019/2020. Nesta quinta-feira, aconteceu um evento na Câmara Municipal de Guaratuba para oficializar a implantação do serviço no Litoral.

De acordo com o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Nivaldo Marcelos da Silva, a novidade irá proporcionar aos moradores litorâneos o contato com a Polícia Militar em casos de emergência diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de fazer a ligação telefônica.

“Nós temos que buscar na tecnologia ferramentas que irão auxiliar e melhorar o processo da Polícia Militar na hora de prestar o atendimento a população”, disse. “O aplicativo elimina qualquer possibilidade de trote e facilita a comunicação daquelas pessoas que tem problemas de audição, que por meio de ferramentas disponíveis no aplicativo facilitará o acionamento para essas pessoas”, complementou o coronel Nivaldo.

Para o cidadão, outro recurso importante é a possibilidade de receber o feedback do atendimento e consultar o histórico de acionamentos pelo perfil feito no aplicativo. Todo o processo passa a ser transparente e o solicitante poderá acompanhar o andamento do pedido em tempo real. Um dos diferenciais será que o usuário poderá adicionar fotos e vídeos da ocorrência pelo aplicativo, ilustrando ao atendente a real situação.

Com a chegada da temporada de verão e aumento de público em todo o Litoral, principalmente por conta do Natal e Ano Novo, o aplicativo será funcional também para os veranistas que estiverem a passeio e necessitarem do apoio da Polícia Militar, ou até mesmo para fazer uma denúncia sobre algo suspeito ou crime.

Segundo o Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o aplicativo é intuitivo e eficiente na hora do acionamento da Polícia Militar. “O próprio celular informa o endereço da ocorrência, você pode dizer se está acontecendo, ou há quanto tempo aconteceu, na hora da urgência às vezes não sabemos o que fazer, e tenho certeza que esse aplicativo irá ajudar muito. Ele vem colaborar para a Operação Verão Maior, mas fica de legado para a população do Litoral”, disse.

Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento. A ferramenta contou com contribuições de técnicos e especialistas, integrantes da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e da Diretoria de Pessoal (DP) da Corporação.

Preliminarmente, em outubro do ano passado, o aplicativo foi lançado para usuários do Android e, em fevereiro deste ano foi disponibilizado para o sistema IOS, ambos gratuitamente. A novidade arrastou milhares de pessoas que tinham curiosidade em conhecer o aplicativo. Em um ano, foram feitos 39.943 downloads nas duas plataformas, permanecendo 17.319 usuários ativos.

Estiveram presentes no evento o Coordenador-adjunto da Operação Verão 2019/2020 e Assessor Militar, coronel Erich Wagner Osternack, que estava representando o coordenador e Secretário da Segurança, coronel Romulo Marinho Soares; o Comandante do 6º CRPM, coronel Nivaldo; o Comandante do 9º batalhão, tenente-coronel Josemar Rogério Biscaia; o Subcomandante do 9º BPM, major Romão; o ex-Comandante-Geral da PM e atual Secretário Municipal de Segurança Pública de Pontal do Paraná, coronel da Reserva Remunerada Nemesio de França Xavier; o Secretário Municipal de Segurança Pública de Guaratuba, Jackson Braga; o coronel da Reserva Remunerada Antônio Carlos Nascimento; o Presidente do CONSEG de Matinhos, tenente-coronel da Reserva Remunerada Eurico Gaspar Dutra; representando o Presidente da Câmara Municipal de Guaratuba, senhora Ivani Justus e o Delegado Leandro Stabile, além de oficiais e praças da Corporação.

Assessoria.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais