CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Secretaria se manifesta sobre idosa que foi sepultada em caixão lacrado e exame para Covid-19 deu negativo

Secretaria se manifesta sobre idosa que foi sepultada em caixão lacrado e exame para Covid-19 deu negativo

A família disse que irá entrar na Justiça, pois não conseguiu fazer um velório à mulher......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Publicidade
Imagem referente a Secretaria se manifesta sobre idosa que foi sepultada em caixão lacrado e exame para Covid-19 deu negativo

A Secretaria de Saúde de Capitão Leônidas Marques se manifestou em nota à respeito do caso de uma senhora que morreu no domingo (05) e que entrou no boletim da saúde como óbito suspeito da COVID-19, devido a pandemia, porém na terça-feira (07), o resultado dela deu negativo. 

A Secretaria emitiu uma nota esclarecendo os procedimentos que todos os municípios devem seguir: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Leônidas Marques vem por meio deste esclarecer informações a respeito do Óbito SUSPEITO para Covid-19 ocorrido no dia 05/07/2020.

Paciente de 63 anos, do sexo feminino, com comorbidades, internou no Hospital do município dia 01/07/2020 apresentando sintomas respiratórios. A equipe de saúde do hospital seguiu todos os Protocolos do Ministério da Saúde que define CASO SUSPEITO de COVID-19 como: “SÍNDROME GRIPAL: Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril OU febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória”. Portanto, seguindo o protocolo, a paciente foi notificada como SUSPEITA e coletado exame laboratorial para descartar ou confirmar o caso.

Foi realizado coleta de amostra para exame RT-PCR no dia 03/07/2020 (seguindo os critérios do exame pelo início dos sintomas) e encaminhado amostra ao LACEN/PR, laboratório responsável para realização de exames dos municípios do Paraná.  No dia 05/07/2020, a paciente veio a óbito, e como o resultado do exame NÃO havia sido disponibilizado pelo laboratório, este óbito ficou como SUSPEITO para covid-19, até a chegada do resultado do exame para fechamento do caso.

Assim, todos os procedimentos de preparo do corpo para o enterro foram seguidos de acordo com o Protocolo de “Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus COVID-19” do Ministério da Saúde, onde descreve os cuidados e procedimentos que a equipe de saúde do hospital DEVE proceder mediante a um óbito de caso SUSPEITO ou CONFIRMADO de COVID-19.

No dia 07/07/2020, o laboratório emitiu o laudo do exame com resultado NEGATIVO, e assim o óbito foi DESCARTADO para COVID-19.

Esclarecendo assim à população, que todos os procedimentos da Equipe de Saúde do Hospital e Secretaria Municipal de Saúde, diante deste caso, foram realizados seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Ademar Mantovani

O texto é da Rádio Interativa FM.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais