CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Devido ao coronavírus, Prefeitura suspende colaboração com entidades esportivas

Devido ao coronavírus, Prefeitura suspende colaboração com entidades esportivas

Através do Decreto Municipal ficaram suspensas as atividades físicas, assim, a administração optou por não realizar mais a colaboração financeira ...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Devido ao coronavírus, Prefeitura suspende colaboração com entidades esportivas

A prefeitura de Cascavel publicou no último órgão oficial um decreto onde decidiu suspender por 60 dias, os termos de colaboração firmados com com OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que atuavam junto a diferentes modalidades esportivas para o esporte de rendimento não-profissional de Cascavel.

Aos OSCs de diferentes modalidade recebiam repasses para manter espaço de treinos, pagar equipes, comprar materiais e estimular atletas a treinaram. O município alegou o contexto do coronavírus para a decisão.

No mês passado as entidades haviam pedido que o município buscasse alternativa para não suspender o repasse, pois há técnicos, atletas e despesas assumidas que dependem do dinheiro.

A CGN foi procurada pela NBFC (Novo Basquete Feminino de Cascavel) que mantinha seis polos esportivos atendendo a 150 crianças e adolescentes. Eles pararam com o treinamento presencial, mas emprestaram materiais e seguem com atividades online para cerca de 30 atletas.

“A realidade da NBFC é muito parecida com várias das associações esportivas de Cascavel e região, ou seja, tudo se mantém com trabalho voluntário e com a realização de eventos para arrecadar dinheiro e serem adquiridos uniformes, bolas, camisetas de treinamento, equipamentos, etc. Então, ao suspender as verbas, tiramos de nossos professores a possibilidade de se manterem financeiramente e de nossas atletas a possibilidade de, através da prática esportiva, encontrarem mais saúde e a noção de pertencimento. Nós lamentamos muito o posicionamento da Secretaria de Cultura e Esportes e da Prefeitura, pois é sabido, de forma geral. o quanto o esporte acrescenta para a formação global de crianças e jovens, retirando muitas vezes da margem, da criminalidade da ociosidade. O esporte significa muito mais, ele caminha conjuntamente com a formação do cidadão, disse nota de Duda Almeira, Vice-Presidente da NBFC.

A CGN questionou o município sobre a decisão, bem como sobre o volume de recursos envolvidos e OSCs afetadas, mas não houve retorno até a publicação desta notícia.

Atualização

O secretário Walter Parcianello afirmou que a suspensão foi debatida com as entidades e elas não terão que prestar contas das atividades de maio e junho. O município entende que houve concordância dos parceiros. Segundo ele, ao final do prazo, será conversado com os responsáveis de cada modalidade, podendo ser ampliado o recurso nos meses posteriores.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais