CONECTE-SE CONOSCO

Cascavel

MP emite recomendação a Paranhos para que medidas de isolamento sejam mantidas em Cascavel

Documento também pede que qualquer liberação ocorrida desde ontem seja revogada…

Publicado

em

O Ministério Público de Cascavel emitiu hoje (26) uma recomendação ao prefeito Leonaldo Paranhos para que ele não tome qualquer medida que contrarie as providências de isolamento social vigentes na cidade.

O documento foi redigido depois que o prefeito fez um pronunciamento onde afirma que amanhã (27) irá apresentar um “plano de ação” que não seria de conhecimento do COE (Centro de Operações de Emergência), órgão composto por uma série de autoridades que vem discutindo as medidas necessárias para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19) em Cascavel.

Para o MP estas decisões só poderão ser tomadas se antes houver amplo debate no COE e suas Comissões sobre cada medida e se houver fundamentos científicos. O temor é que posições econômicas e políticas interfiram na tomada de decisões, prejudicando a saúde da população.

A recomendação também determina que qualquer liberação realizada deste ontem (25) e contrárias às medidas de isolamento até agora vigentes sejam revogadas.

O MP também disse que o prefeito deve se abster de impor ao COE qualquer conduta ou posição, “permitindo a livre e técnica apreciação do Plano de Ação que será proposto, comprometendo-se a respeitar a posição fundamentada daquele Comitê”.

O documento foi assinado por cinco promotores de justiça: Angelo Mazzucchi Santana Ferreira, Luciano Machado de Souza, Alex Fadel, Guilherme Carneiro de Rezende e Guilherme Gomes Pedrosa Schimin.

Causou estranheza ao MP o fato de na filmagem Paranhos sugerir que as medidas de isolamento social até agora realizadas em Cascavel já foram suficientes para produzirem os efeitos sanitários necessários. O COE não teria sido ouvido sobre isso e para a promotoria não há embasamento científico que fundamente, em uma semana de isolamento, que algum resultado preventivo tenha sido atingido.

O documento também cita a decisão de liberar os ônibus para atendimento a trabalhadores de indústrias e supermercados, que também teria ocorrido sem o conhecimento do COE.

A promotoria salienta que o mundo já tem mais de 20 mil mortes e 69 mil pessoas internadas e que em breve os EUA deve ser o novo epicentro da epidemia. Cascavel tem 439 casos suspeitos; 02 pacientes em isolamento nas UPAs e, 05 enfermos suspeitos de coronavírus em condições mais grave, em internamento hospitalar. O número de casos confirmados esta noite foi atualizado com mais três casos confirmados, totalizando cinco casos positivos.

Se a recomendação não for cumprida, o MP promete agir judicialmente.

Procurada pela CGN a prefeitura ainda não comentou o caso.


Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.

Clique aqui e participe do nosso grupo no whatsapp

Publicidade

Copyright 2020 CGN ® Todos os direitos reservados