CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Deixa pra lá – por Caio Gottlieb

Mesmo com a supressão dos trechos mais ofensivos no arquivo liberado pelo STF, boa parte dos comentários acabou vazando e o Palácio do Planalto já havia...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Publicidade

Mais do que o desgaste político interno, o maior temor que o presidente Jair Bolsonaro tinha com a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril era o abalo que as críticas feitas à China por alguns participantes do fatídico encontro poderia provocar nos negócios do Brasil com o seu maior parceiro no comércio exterior.

Mesmo com a supressão dos trechos mais ofensivos no arquivo liberado pelo STF, boa parte dos comentários acabou vazando e o Palácio do Planalto já havia até se preparado para dar muitas explicações e pedir mil perdões aos chineses.

Entretanto, surpreendentemente, horas depois que o vídeo veio a público mostrando diversos trechos de falas pouco amistosas sobre o país, a Embaixada da China, sem fazer qualquer referência às besteiras ditas na reunião, destacou em nota a importância da parceria que mantém com o Brasil.

Diz o texto do comunicado: “A China e o Brasil são parceiros estratégicos globais. Ao longo dos 46 anos desde o estabelecimento de relações diplomáticas, as cooperações sino-brasileiras têm alcançado resultados abrangentes em um ritmo acelerado”.

Ou seja, do mesmo modo como o conteúdo geral da gravação, ao contrário do que se esperava, não gerou grandes traumas para o governo, a montanha também neste caso pariu apenas um rato.

Os chineses já devem ter chegado à conclusão de que se forem se sentir ofendidos toda vez com que são distinguidos com alguma declaração desairosa motivada pela pandemia do novo coronavírus, cuja culpa é a eles atribuída, vão ter que brigar com o mundo inteiro.

Dá menos trabalho fingirem-se de surdos.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais