CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Covid-19: Projeto de Lei que prevê proibir despejos aguarda sanção presidencial

Covid-19: Projeto de Lei que prevê proibir despejos aguarda sanção presidencial

Advogado explica quais são os principais pontos tratados na legislação elaborada em resposta ao contexto da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)... ...

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Publicidade
Imagem referente a Covid-19: Projeto de Lei que prevê proibir despejos aguarda sanção presidencial

O Projeto de Lei (PL) 1179/2020, que trata das relações jurídicas emergenciais de Direito Privado durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), está aguardando sanção do presidente Jair Bolsonaro. Sancionada, a legislação entrará em vigor e provocará alterações importantes em resposta ao período de calamidade pública.

As principais mudanças previstas são: impossibilidade de concessão de liminares de despejo em locações urbanas ajuizadas até 30 de outubro de 2020, desde que iniciadas a partir de 20 de março de 2020; suspensão de prazos prescricionais e decadenciais até 30 de outubro de 2020; suspensão de prazos para aquisição de propriedade por usucapião até 30 de outubro de 2020; não consideração de fatos imprevisíveis, em circunstâncias específicas, o aumento da inflação, variação cambial, a desvalorização ou substituição do padrão monetário; e regras transitórias de condomínios (assembleias virtuais e poderes dos síndicos).

O advogado André Beck Lima explica que o projeto foi bem conduzido, tendo a participação de grandes juristas brasileiros, sob a liderança do Ministro Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os nomes de relevância estão: o advogado e professor Otavio Rodrigues (USP), o advogado e professor Rodrigo Xavier Leonardo e Fernando Campos Scaff e o Ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Antonio Carlos Ferreira. Antes de ir para a sanção presidencial, o PL obedeceu o rito necessário no Legislativo (Senado e Câmara)

“O momento atual justifica saídas de emergências representadas pela produção legislativa do projeto. A preocupação do projeto é lidar com situações pontuais em tempos de pandemia, provisórias e temporárias. Legislar sobre esses assuntos fortalece a segurança jurídica e compartilha com o Poder Judiciário a difícil tarefa de resolver as relações de direito privado”, afirma André Beck Lima.

As relações de locação devem ser mais afetadas. “Trata-se de uma equação de difícil equilíbrio: de um lado os impactos econômicos para ambos os contratantes e, do outro, o engessamento de medidas limiares de despejo”, contextualiza Beck Lima, explicando que os advogados civilistas têm procurado constantes atualizações para corresponder ao volume de informações dinâmico e frutífero.

O presidente Jair Bolsonaro tem até o início de junho para sancionar ou vetar o Projeto de Lei.

Assessoria

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais